São Paulo complementary school for teacher education (1890-1911)
Keywords:
Teacher education. Complementary school. Education reform. São Paulo.Abstract
Complementary schools graduated teachers, concomitantly to the Normal School the Capital, in the late nineteenth and early twentieth century the state of São Paulo. The proposition is to understand the implementation of complementary schools as a palliative from republican politicians in order to face the problem of the shortage of teachers and towards the modernization of the São Paulo public teaching. As historical sources, there are the legal instruments and the discussions recorded in the Annals of the House of Representatives of São Paulo.Downloads
References
ANTUNHA, Heládio César Gonçalves. A instrução pública no Estado de São Paulo: a reforma de 1920. São Paulo, SP: E.P.U, 1976.
AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza. Escola Normal "Carlos Gomes": memória e formação de professores (1903-1936). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
CHIARELI, Clarice Pavan. Escola Complementar de Piracicaba segundo Jornal Gazeta (1897-1911). Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2007.
CORBAGE, Debora Maria Nogueira. História e memória da Escola Complementar de Guaratinguetá (1906-1913). Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
HONORATO, Tony. Escola Complementar e Normal de Piracicaba: formação, poder e civilidade (1897-1921). Tese de doutorado em Educação. Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara/SP, 2011.
MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999.
REIS FILHO, Casemiro dos. A educação e a ilusão liberal: origens da escola pública paulista. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
ROCCO, Salvador. et al. Poliantéia comemorativa do centenário do ensino normal de São Paulo (1846-1946). São Paulo, SP: s.ed. 1946.
RODRIGUES, João Lourenço. Livro jubilar da Escola Normal da Capital. São Paulo Instituto d. Anna Rosa, 1930a.
RODRIGUES, João Lourenço. Um retrospecto: alguns subsídios para a história pragmática do ensino público em São Paulo. São Paulo, SP: Instituto D. Anna Rosa, 1930b.
SIMÕES, José Luís. Escolas para as elites, cadeias para os vadios: relatos da imprensa piracicabana (1889-1930). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2005.
SOUZA, Rosa de Fátima. Templos de civilização: implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo, SP: Fundação Editora UNESP, 1998.
TANURI, Leonor Maria. O ensino normal no Estado de São Paulo (1890-1930). Publicações da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo: Estudos e Documentos, 1979.
TEIXEIRA Jr., Oscar. Escola Complementar de Campinas (1903-1911): espaço, culturas e saberes escolares. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
WEBER, Eva Fagundes. Descrição do livro registro de imposições de penas da Escola Normal “Peixoto Gomide”. Dissertação (Mestrado em Linguística). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2003.
Anais - Relatórios da Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo (1893-1911)
Anuários do Ensino do Estado de São Paulo (1907-1912)
Decreto n.º 218, de 27 de novembro de 1893.
Decreto n.º 400, de 6 de novembro de 1896. Regimento Interno das Escolas Complementares do Estado.
Decreto n.º 739, de 16 de fevereiro de 1900. Dispõe sobre prática de ensino e expedição de diploma de habilitação para o magistério a alunos complementaristas.
Decreto n.º 1846, de 19 de março de 1910. Instrução para a prática de ensino dos complementaristas.
Decreto n.º 2025, de 29 de março de 1911. Converte as Escolas Complementares em Escolas Normais Primárias e lhes dá regulamento.
Decreto n.º 2225, de 16 de abril 1912. Consolidação das Leis, Decretos e Decisões. Ensino Primário e as Escolas Normais do Estado de São Paulo, 1912.
Lei n.º 88, de 08 de setembro de 1892. Reforma a Instrução Pública.
Lei n.º 169, de 07 de agosto de 1893. Regulamente da Instrução Pública do Estado de São Paulo.
Lei n.º 374, de 3 de setembro de 1895.
Lei n.º 854, de 14 de novembro de 1902. Equipara os professores preliminares normalistas, com o curso de três anos, aos atuais professores complementares.
Lei n.º 861, de 12 de dezembro de 1902. Matrícula nas Escolas Complementares.
Lei n.º 1051, de 28 de dezembro de 1906. Concede matrícula no 3º ano da Escola Normal aos complementaristas diplomados.
Lei n.º 1750, de 8 de dezembro de 1920. Reforma a Instrução Pública.