O percurso de um professor da área de linguagem na Faculdade de Educação da UFG

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14i2.19708

Mots-clés :

Linguagem, Psicanálise, Formação, Faculdade de Educação da UFG

Résumé

Pretendo, com este artigo, sintetizar um percurso de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE-UFG) tomando como questão a radicalidade de uma proposta de formação fundamentada em uma abordagem linguístico-discursivo-literária implicada com a psicanálise. Embora redundante, essa expressão contribuirá metodologicamente, no decorrer do texto, visando dissertar sobre essa experiência, bem como elucidar os pontos principais do arcabouço teórico que, ainda hoje, lhe dá sustentação. Primeiramente, a partir do percurso realizado no âmbito do ensino no curso de Pedagogia, pretendo mostrar e discutir como essa abordagem perpassou o objetivo de todas as disciplinas que ministrei. Depois me proporei a esclarecer, tomando como exemplo meu percurso de pesquisa no âmbito da FE/UFG — até a conclusão do doutorado, de 1996 a 2003, no Programa de Pós-Graduação em Educação, de 2003 a 2020, e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, de 2014 até hoje —, como se articularam, nesse embasamento teórico-metodológico, os estudos linguísticos, a psicanálise e a educação. Por fim, colocarei em pauta o percurso realizado nos âmbitos da extensão universitária e da transmissão da psicanálise.

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Cristovão Giovani Burgarelli, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – Goiás (GO) – Brasil. Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Linguística).

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Publié-e

2024-12-30

Comment citer

BURGARELLI, Cristovão Giovani. O percurso de um professor da área de linguagem na Faculdade de Educação da UFG. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024021, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14i2.19708. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19708. Acesso em: 5 déc. 2025.