O caderno escolar como objeto de estudo: uma aproximação dos avanços metodológicos em manualística

Autores

  • Kira Mahamud UNED
  • Ana Maria Badanelli UNED

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7427

Resumo

O artigo aborda questões em torno dos contextos de transmissão e recepção dos conteúdos dos livros didáticos, tendo como objeto de estudo o caderno escolar. O recorte temporal delimita-se entre 1930 e 1950, no contexto espanhol. Considerando que a mensagem do livro se aproxima daquilo que se queria ensinar em um determinado momento histórico, o grande desafio é perceber como os receptores, ou seja, os alunos, receberam a mensagem contida no livro. Para isso utiliza o caderno escolar como fonte e extensão dos livros didáticos para se aproximar das representações feitas por eles. A pesquisa analisa os diários de classes, também chamados de cadernos rotativos, cadernos individuais e cadernos de deveres, e conclui que não basta considerar o livro didático como instrumento de conteúdos, mas conectar outras fontes para se adentrar na produção escolar real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

MAHAMUD, Kira; BADANELLI, Ana Maria. O caderno escolar como objeto de estudo: uma aproximação dos avanços metodológicos em manualística. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 20, p. 42–66, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i20.7427. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/7427. Acesso em: 22 dez. 2024.