O caderno escolar como objeto de estudo: uma aproximação dos avanços metodológicos em manualística

Auteurs

  • Kira Mahamud UNED
  • Ana Maria Badanelli UNED

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7427

Résumé

O artigo aborda questões em torno dos contextos de transmissão e recepção dos conteúdos dos livros didáticos, tendo como objeto de estudo o caderno escolar. O recorte temporal delimita-se entre 1930 e 1950, no contexto espanhol. Considerando que a mensagem do livro se aproxima daquilo que se queria ensinar em um determinado momento histórico, o grande desafio é perceber como os receptores, ou seja, os alunos, receberam a mensagem contida no livro. Para isso utiliza o caderno escolar como fonte e extensão dos livros didáticos para se aproximar das representações feitas por eles. A pesquisa analisa os diários de classes, também chamados de cadernos rotativos, cadernos individuais e cadernos de deveres, e conclui que não basta considerar o livro didático como instrumento de conteúdos, mas conectar outras fontes para se adentrar na produção escolar real.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2017-08-30

Comment citer

MAHAMUD, Kira; BADANELLI, Ana Maria. O caderno escolar como objeto de estudo: uma aproximação dos avanços metodológicos em manualística. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 20, p. 42–66, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i20.7427. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/7427. Acesso em: 21 nov. 2024.