A permanência na educação superior: múltiplos olhares

Autores

  • Roseli Souza dos Nunes Reis Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Palavras-chave:

Assistência estudantil. Educação Superior. Permanência.

Resumo

No Brasil, a partir de 2003, as políticas de acesso à educação superior têm favorecido o ingresso de estudantes oriundos de camadas populares, mediante políticas e programas específicos. Logo, percebe-se a necessidade de pesquisas no meio acadêmico que denotem a preocupação com a permanência dos estudantes nesse nível de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa englobando autores que trabalham com essa temática, objetivando identificar elementos que podem interferir na permanência dos estudantes na educação superior pública. A metodologia se firmou em pesquisa bibliográfica, recorrendo ao banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de outras bases e fontes. A investigação revelou que o sucesso da trajetória acadêmica, depende de vários fatorescomo o ambiente acadêmico, a condição de estudante trabalhador, o capital cultural do estudante, a satisfação na escolha do curso, bem como sua situação financeira, além da implementação de ações assistenciais e qualificadoras para o apoio estudantil. À medida que as universidades passam a ser frequentadas por estudantes com maior diversidade cultural e socioeconômica percebe-se a necessidade de intensificar os investimentos em políticas de apoio à permanência deles, com qualidade no ensino.

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Publicado

2016-10-05

Como Citar

REIS, Roseli Souza dos Nunes; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. A permanência na educação superior: múltiplos olhares. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 48–63, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5708. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR