O incrementalismo na licenciatura em enfermagem a partir das diretrizes curriculares nacionais

Autores

  • Márcia Maria Ribeiro Lopes Spessoto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lourdes Missio

Palavras-chave:

Licenciatura em Enfermagem. Formação de professores em Enfermagem. Ensino superior.

Resumo

O objetivo é demonstrar como a implementação da Licenciatura em Enfermagem vem sendo influenciada pelo incrementalismo processual presente nas políticas de educação superior. Procedeu-se à análise documental, tendo como referência o construcionismo contextual, através da contextualização do processo de criação e de implementação da Licenciatura em Enfermagem. Desde a sua criação, os cursos de Licenciatura em Enfermagem vem sendo ofertados associados ao bacharelado em Enfermagem. Observa-se que o movimento engendrado pelas políticas de educação superior impacta em sua implementação, uma vez que as adições realizadas na política alcançam, muitas vezes, resultados não esperados ou planejados. Nesse sentido, desde o final dos anos 2000, os cursos de Licenciatura em Enfermagem estão sendo obrigados a rever sua organização curricular, no que se refere à vinculação ao bacharelado em Enfermagem. No entanto, a discussão mais importante, que se deve concentrar nos conteúdos ofertados, bem como no processo de ensino-aprendizagem, ainda está muito fragilizada. Acredita-se que a capacitação pedagógica proposta pela Licenciatura em Enfermagem seja de grande relevância para o profissional comprometido com sua formação e função social e consciente de seu papel enquanto sujeito historicamente constituído.

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Publicado

2016-10-05

Como Citar

SPESSOTO, Márcia Maria Ribeiro Lopes; MISSIO, Lourdes. O incrementalismo na licenciatura em enfermagem a partir das diretrizes curriculares nacionais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 120–133, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5702. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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