Iracema da Silva Machado Casagrande entre o sonho e a realidade: ser professora!

Autores

  • Carlos Edinei de Oliveira
  • Kátia Maria Kunntz Beck

Palavras-chave:

Colonização recente. Trajetória de vida. Professora rural.

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar o significado da trajetória social da primeira professora rural do município de Tangará da Serra – MT, identificando-a como uma das pessoas responsáveis na dinâmica da efetivação da política de (re)ocupação da fronteira agrícola mato-grossense, no caso da localidade de Tangará da Serra, a partir dos anos 60 do século XX. Metodologicamente o texto foi construído com a leitura de fontes escritas (atas e documentos escolares), fontes iconográficas e orais. Foram realizadas e utilizadas entrevistas já gravadas com Iracema da Silva Machado Casagrande. O texto tem como referencial teórico o pensamento historiográfico de Charter (1990) e de Farge (2011), neste contexto foram construídas análises sobre a trajetória de vida de Iracema Casagrande, destacando a sua infância, a sua escolarização, a migração para Mato Grosso, e o fazer-se professora. Conclui-se que, o fazer professora, mesmo sem habilitação, em região de colonização recente de Mato Grosso, foi uma prática comum, que se constituía como um elemento fundamental para a consolidação dos empreendimentos realizados pelos projetos de colonização privados.

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

DE OLIVEIRA, Carlos Edinei; BECK, Kátia Maria Kunntz. Iracema da Silva Machado Casagrande entre o sonho e a realidade: ser professora!. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 15, p. 32–45, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5530. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO