Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum em diálogo com as salas de recursos multifuncionais: atendimento educacional e aprendizagens com sucesso
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas inclusivas. Atendimento Educacional Especial. Aprendizagem com sucesso.Resumo
Neste artigo objetiva-se analisar a prática pedagógica inclusiva de uma professora do ensino fundamental da rede municipal de Ananindeua-Pará, buscando verificar a interação entre a prática pedagógica desenvolvida pela professora na sala comum com os docentes das salas de recursos multifuncionais no Atendimento Educacional Especializado e identificar como as atividades educacionais são planejadas, executadas e avaliadas, visando a inclusão e o sucesso escolar de alunos com deficiência e transtorno de desenvolvimento global. Que estratégias pedagógicas a docente realiza para obter uma aprendizagem de sucesso por parte dos educandos e a inclusão escolar? Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e um estudo de caso. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada entrevista semiestruturada com a professora e levantamento bibliográfico sobre o tema em estudo. A análise dos dados foi efetivada por meio de categorizações temáticas. Apresentamos informações sobre a escola e sobre a prática pedagógica da professora apontando as estratégias metodológicas realizadas. Finalizamos tecendo reflexões sobre os resultados da prática interativa e colaborativa da professora no processo de inclusão escolar dos educandos.Downloads
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