Currículo emancipatório para Educação de Jovens e Adultos: uma construção possível

Autores

  • Maria Cândida Sérgio Secretaria de Educação de Pernambuco
  • José Carlos Morgado Universidade do Minho

Palavras-chave:

Currículo. Práticas Docentes. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Os estudos no campo do currículo têm sido alvo de debate e reflexão no cenário atual para todas as modalidades de ensino. Enquanto artefato cultural, o currículo cumpre várias funções nas instituições educacionais, sobretudo, nas instituições públicas de ensino notadamente na educação básica. Porém, o modo como o currículo se concretiza nas escolas e, em particular, nas salas de aulas, depende sempre da forma como os professores idealizam o ensino e a aprendizagem, podendo, por isso, desenvolvê-lo numa perspectiva mais técnica ou numa perspectiva mais crítica. É em torno do desenvolvimento do currículo numa perspectiva crítica e emancipatória que se estrutura o presente texto, no qual se divulgam alguns resultados obtidos num projeto de pesquisa sobre as práticas docentes, no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo desenvolveu-se em duas salas de aula de uma escola da rede pública municipal, envolveu duas professoras e trinta e seis estudantes. Em termos metodológicos recorremos à observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os resultados obtidos permitiram inferir, com base nas práticas das professoras, que é necessário repensar o currículo tradicional para, a partir daí, se proceder à sua (re)construção numa perspectiva crítica e emancipatória.

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Referências

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Publicado

2014-10-22

Como Citar

SÉRGIO, Maria Cândida; MORGADO, José Carlos. Currículo emancipatório para Educação de Jovens e Adultos: uma construção possível. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 133–146, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3653. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua