Evolução e perspectivas da tecnologia em sala de aula e na formação docente

Autores

  • João Vitor Teodoro Universidade Federal da Grande Dourados
  • José Marcos Lopes UNESP

Palavras-chave:

Ensino digital. Formação docente. Tecnologia educacional.

Resumo

A utilização das tecnologias educacionais vem acompanhando as tendências digitais desde uma simples atividade com áudio, vídeo ou máquina de calcular até as mais elaboradas, como aquelas utilizando novos dispositivos da Web 2.0. O simples fato de inserir tecnologia em sala de aula não implica aprendizagem, pois, deve ter justificativa didática, capacitação docente, ambientes e equipamentos adequados. Este texto busca apresentar as tentativas iniciais desde o século XVII na inserção de conteúdos interativos e tecnologias da época no processo de ensino, além de discutir sobre algumas tecnologias atuais e outras que virão a fazer parte do ambiente escolar. Por fim, será descrita uma experiência em uma disciplina de licenciatura sobre tecnologias educacionais que têm por objetivo a investigação de novas tecnologias aplicadas à educação matemática e da postura esperada do professor do futuro.

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

TEODORO, João Vitor; LOPES, José Marcos. Evolução e perspectivas da tecnologia em sala de aula e na formação docente. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 91–104, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3209. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS