Saberes e práticas pedagógicas que influenciam na construção da identidade do professor virtual

Autores

  • Elizabeth Matos Rocha Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Identidade. Educação a Distância (EaD). Professor virtual.

Resumo

O texto em tela apresenta e discute a formação do professor que ensina em espaços virtuais. Tais discussões elencam os saberes e as práticas pedagógicas inerentes às especificidades desses espaços e que influenciam na construção da identidade docente. O texto respalda-se, centralmente, nas questões refletidas por Stuart Hall (2006), a cerca das novas identidades decorrentes da diversidade social e que deixam o indivíduo moderno fragmentado. Essas questões são discutidas no âmbito da EaD digital, tendo na formação do professor seu objeto de estudo. Sabese que o professor do século XXI e, essencialmente, o professor virtual, se insere no seio de uma sociedade multicultural, crítica, permanentemente, mutável. E nesse sentido, os diferentes olhares e suas convergências, considerando a sala de aula virtual, incorporam diversas mídias, múltiplas linguagens e comunicações que exigem do professor aquisição de outros saberes, outras práticas pedagógicas que vão além de saber lidar com a opinião do outro, mas que implicam admitir e aceitar a edição do outro, muitas vezes em tempo real, a partir da interação mediada por computador.

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

ROCHA, Elizabeth Matos. Saberes e práticas pedagógicas que influenciam na construção da identidade do professor virtual. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 6–21, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3208. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS