Desafios na educação científica: Spore e a Teoria da evolução

Autores

  • Mirian Checa Romero
  • David Herrero
  • Ana Belén García-Varela
  • Héctor del Castillo
  • Natalia Monjelat
  • Patricia Gómez

Palavras-chave:

Videogame. Spore. Pensamento crítico. Aprendizagem e ensino de Ciências.

Resumo

Neste artigo analisamos o papel de um videogame como recurso educativo para aprender e desenvolver o raciocínio científico em uma aula de ciências. O objetivo é criar ambientes que permitam conectar o contexto escolar com o cotidiano, e vice-versa, a partir de atividades que por sua vez, motivem os alunos. No plano metodológico temos trabalhado a partir de uma perspectiva etnográfica nas classes de um Instituto de Educação Secundária com um grupo de 22 estudantes do último ano (15-17 anos). Utilizamos o videogame Spore na disciplina de Biologia, para trabalhar conteúdos relacionados com a teoria da evolução. A partir da experiência desenvolvida, mostramos como o videogame Spore permite desenvolver habilidades de pensamento relacionadas com a análise, evolução e crítica dos conteúdos da disciplina de Biologia, possibilitando que o aluno desenvolva sua própria perspectiva, alcançando maturidade crítica, enquanto desenvolvem competências relacionadas com a capacidade de gerenciar informações ativamente, tirar conclusões e resolver problemas de forma criativa. Em todo este processo é chave o papel da professora, já que gera contextos de aprendizagem orientando os estudantes em seu processo de reflexão.

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Publicado

2013-11-12

Como Citar

ROMERO, Mirian Checa; HERRERO, David; GARCÍA-VARELA, Ana Belén; DEL CASTILLO, Héctor; MONJELAT, Natalia; GÓMEZ, Patricia. Desafios na educação científica: Spore e a Teoria da evolução. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 7, p. 99–116, 2013. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2777. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua