A satisfação com o suporte social e sua importância no contexto do estágio supervisionado em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17110

Palavras-chave:

Estágio Supervionado, Acadêmicos, Suporte Social, Formação de Professores, Estresse

Resumo

O estágio supervisionado configura-se como o período de complexidade na formação superior por integrar novos desafios que desencadeiam um gradativo aumento na sensação de estresse no estudante. A satisfação com o suporte social é considerada como um fator de proteção e adaptação e, portanto, o presente artigo pretende avaliar a satisfação com o suporte social e analisar as variáveis sociodemográficas e académicas de estudantes em contexto de práticas na formação de professores. A amostra contou com 966 estagiários (476 Portugal e 490 Brasil) de 8 instituições de ensino superior. Se aplicou a “Escala de satisfação” com o suporte social de Pais Ribeiro (1999). Os resultados evidenciam que o suporte social com base na amizade e na intimidade são os mais utilizados e que a população portuguesa apresenta maior satisfação com o suporte social que os brasileiros. A satisfação com o suporte social e com os supervisores aumenta a satisfação com as práticas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Vaz Fernandes Catalino Procópio, Universidad Autónoma de Madrid

Docente del Departamento de Pedagogía. Facultad de Formación del Profesorado y Educación. Doctorado en Educación y Posdoctorado en Psicología (UAM).

Marcos Rabelo Procópio, Universidad de Castilla la Mancha

Docente del Departamento de Didácticas de Matemáticas. Doctorado y Posdoctorado en Educación (PUC-Goiás).

Anabela Maria de Sousa Pereira, Universidade de Évora

Catedrática del Departamento de Psicología. Directora del Programa Doctoral en Psicología. Doctorado y Posdoctorado en Educación (UH-Inglaterra).

Natalia Oliveira Ferraz, Centro de Empleo y Formación Profesional de Coimbra

Formadora e asesor/mediador de cursos y grupos de Educación y Formación de Adultos (EFA). Doctorado en Educación (Universidade de Coimbra - UA).

Referências

ANTUNES, C.; FONTAINE, A. Percepção de apoio social na adolescência: Análise fatorial confirmatória da escala Social Support Appraisals. Paidéia, v. 15, n. 32, p. 355-366, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/DtgSbgxMBdYKNNFqF5d8Lbv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2022.

AUNOLA, K.; STATTIN, H.; NURMI, J. Parenting styles and adolescents’ achievement strategies. Journal of Adolescence, v. 23, n. 2, p. 205-222, 2000. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10831143/. Acesso em: 10 jan. 2021.

BERNARDES-DA-ROSA, L. et al. Caracterização do atendimento psicológico prestado por um serviço de psicologia a crianças com dificuldades escolares. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 17, n. 3, p. 5-14, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/kGRpCGnKxkSKv3s9K8RGh9N/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

CHEN, X.; LIU, M.; LI, D. Parental warmth, control, and indulgence and their relations to adjustment in chinese children: A longitudinal study. Journal of Family Psychology, v. 14, n. 3, p. 401-419, 2000. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2000-05423-006. Acesso em: 10 jan. 2021.

CONNELL, C. M.; PRINZ, R. J. The impact of childcare and parent-child interactions on school readiness and social skills development for low-income African American children. Journal of School Psychology, v. 40, n. 2, p. 177-193, 2002. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2002-17050-005. Acesso em: 10 jan. 2021.

COSTA, E.; LEAL, I. Estratégias de Coping e saúde mental em estudantes universitários de Viseu. In: RIBEIRO, J.; LEAL, I. (org.). Actas do 5º Congresso Nacional de psicologia da Saúde. Lisboa: ISPA Edições, 2004.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Aprendizagem socioemocional na infância e prevenção da violência: Questões conceituais e metodologia da intervenção. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P (org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas, SP: Alínea, 2003.

DUNBAR, M.; FORD, G.; HUNT, K. Why is the receipt social support associated with increased psychosocial distress? An examination of three hypotheses. Psychology and Health, v. 13, p. 527-544, 1998. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0146167205279582. Acesso em: 10 jan. 2021.

DUNST, C.; TRIVETTE, C. Assessment of social support in early intervention programs. In: MEISELS, S.; SHONKOFF, J. (eds.). Handbook of early childhood intervention. New York: Cambridge University Press, 1990.

ESTEVES, J. O mal-estar docente: A sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

FERNANDES, L. et al. Stress no estágio da prática pedagógica: Contributos do supervisor de Portugal e Brasil. Revista Educativa, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 323-337, 2012. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2527/1574. Acesso em: 10 jan. 2021.

FRANCISCO, C. M. Escala de Avaliação do Stresse do aluno estagiário. In: LOPES, M.; GALINHA, S.; LOUREIRO, M. (org.). Animação de Bem-estar Psicológico 309 – Metodologia de Intervenção Sociocultural e Educativa. Lisboa: Editora Intervenção, 2010.

FRANCISCO, C.; PEREIRA, A. M. S.; PEREIRA, M. O stresse do aluno estagiário: Contributos da supervisão para o bem-estar do aluno. In: MARQUES, R.; LUIS, H.; HAMIDO, G.; RODÃO, M. (org.). Transversalidade na Educação e na Saúde. Porto: Porto Editora, 2006.

FUSTER, E. G. El apoyo social em la intervención comunitária. Barcelona: Paidós, 1997.

GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A. 1995.

KAVALE, K. A.; FORNESS, S. R. Social skills deficits and learning disabilities: A meta-analysis. Journal of Learning Disabilities, v. 29, n. 3, p. 226-237, 1996. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8732884/. Acesso em: 10 jan. 2021.

KYRIACOU, C. El estrés em la enseñanza. Revisión histórica y estado actual. In: GARCÍA-VILLAMISAR, D.; FREIXAS GUINJOAN, T. (org.) El estrés del profesorado: Una perspectiva internacional. Promolibro. Valência: Promolibro, 2003.

LEAL, D. R. Muertes maternas: crisis familiares y fallos insttitucionales. 2013. Tesis (Doctorales) – Universidad de Alicante, Departamento de Enfermería Comunitaria, Medicina preventiva y Salud Publica e Historia de la Ciencia, 2013.

LIPP, M. Manual do Inventário de sintomas de stress para Adultos de Lipp. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

MARTURANO, E. M. et al. A avaliação psicológica pode fornecer indicadores de problemas associados a dificuldades escolares? In: MARTURANO, E. M.; LOUREIRO, S. R.; ZUARDI, A. W. (org.). Estudos em Saúde Mental. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, 1997.

MATOS, M. et al. Entre pares ao longo da vida. Lisboa: Junta de Freguesia de Santa María de Belém, 2005.

MATSUKURA, T. S. et al. O questionário de suporte social (SSQ): Estudos da adaptação para o português. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 10, n. 5, p. 675-681, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/5nMwBTmhJYQrH9Lvp5qgdMQ/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

MOTA CARDOSO, R. et al. O stress nos professores portugueses. Porto: Porto Editora, 2002.

NUNES SOBRINHO, F. P. O stress do professor do ensino fundamental: O enfoque da Ergonomia. In: LIPP, M. (org.). O Stress do professor. Campinas, SP: Papirus, 2006.

OMS. Manual de recusos de la OMS sobre Salud Mental, Derechos Humanos y Legislación. Genebra: OMS, 1996.

PAIS RIBEIRO, J. Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Análise Psicológica, v. 3, p. 547-558, 1999. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/143399459.pdf. Acesso em: 10 de jan. de 2021.

PEREIRA, A. et al. Sucesso e desenvolvimento psicológico no ensino superior: Estratégias de intervenção. Análise Psicológica, v. 24, n. 1, p. 51-59, 2006. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6008. Acesso em: 10 jan. 2021.

RAMOS, S.; NARANJO, E. Metodologia da Investigação Científica. Portugal: Escolar Editora, 2014.

REINHOLD, H. O Burnout. In: LIPP, M. (org.). O Stress do Professor. Campinas, SP: Papirus, 2003.

RIBEIRO, J. Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Revista Análise Psicológica, v. 3, p. 547-558, 1999. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/143399459.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

RIGOTTO, D. Evidências de validade entre suporte familiar, suporte social e autoconceito. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2006.

SANTOS, A.; ALVES JÚNIOR, A. Estresse e estratégias de enfrentamento em mestrandos de ciências da saúde. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 104-113, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/BZq3LpVzvsBv8VfTXQwLk8r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

SEIDL, E. M. F. et al. Crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids e suas famílias: Aspectos psicossociais e enfrentamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 279–288, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/dDG4sWZBFsRtgrB9xX86tXf/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

SIMÃO, A.; CAETANO, A.; FLORES, M. Contextos e processos de mudança dos professores: Uma proposta de modelo. Educação e Sociedade, v. 26, n. 90, p. 173-188, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/53SwdjSyHKwBgS7Cw757M9g/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

SINGER, J. E.; LORD, D. The role of social support in coping with chronic or life-threatning illness. In: BAUM, A.; TAYLOR, S.; SINGER, J. (eds.). Handbook of psychology and health. New Jersey: Laurence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 1984.

VALLA, V.; GUIMARÃES, M.; LAC, A. A Busca da Saúde Integral por Meio do Trabalho Pastoral. Ciências Sociais e Religião, v. 8, p. 139-154, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669509/28812. Acesso em: 10 jan. 2021.

WANSON, H.; MALONE, S. Social skills and learning disabilities: A metaanalysis of the literature. School Psychology Review, v. 21, n. 3, p. 427-443, 1992. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02796015.1992.12085627. Acesso em: 10 jan. 2021.

Publicado

2022-04-22

Como Citar

PROCÓPIO, Leandra Vaz Fernandes Catalino; PROCÓPIO, Marcos Rabelo; PEREIRA, Anabela Maria de Sousa; FERRAZ, Natalia Oliveira. A satisfação com o suporte social e sua importância no contexto do estágio supervisionado em educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023016, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17110. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17110. Acesso em: 24 nov. 2024.