Reflexão sobre as TIC como Ferramentas de Potencialização de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v6i8.8115Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar as potencialidades das TIC ao professor, enquanto processo de ensino e aprendizagem. Para responder ao problema de pesquisa foi realizado uma revisão bibliográfica de publicações que tratam do tema: TIC e educação. Na sociedade atual, o homem se depara com o forte crescimento tecnológico, isso faz com que se mude o modo como o ser humano se relaciona em sociedade e, faz pensar em novas práticas de ensino, pois o aluno, atualmente, está cada vez mais inserido no contexto tecnológico. As crianças do século XXI, conhecidas como a nova geração, são nativas as TIC e, costumam fazer uso constante. Pensar a educação e novas práticas de ensino, é necessário e importante, pois a metodologia tradicional, baseada na utilização do giz, quadro negro e livros não atende mais aos anseios e muito menos, a necessidade, de crianças que frequentam as escolas brasileiras. O tablet, Datashow e principalmente o computador são alguns recursos que, apropriados de forma correta pelo professor poderão potencializar a prática pedagógica. Portanto, cabe ao docente buscar fazer uso das TIC, para que consiga trazer o aluno para o contexto escolar, trabalhar a formação crítica e a construção de sua autonomia.
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