Praxedes: protótipo de um kit educacional de robótica baseado na plataforma Arduino
Palavras-chave:
Robótica Educacional. Arduino. Robótica de Baixo custo.Resumo
Este artigo descreve a criação de um protótipo de um robô móvel, com finalidade educacional utilizando a plataforma Arduino, tendo como principal finalidade simplificar o uso desta plataforma, eliminando a necessidade de conhecimentos complexos em determinados níveis de ensino como bem como de oferecer uma alternativa a os kits disponíveis no mercado com custos relativamente acessíveis.Downloads
Referências
ARDUINO. Disponível em: http://www.arduino.cc. Acesso em: 8 Fev. 2012.
ARDUINOBYMYSELF. Disponível em: http://arduinobymyself.blogspot.com.br/
/03/sensoreamento-de-luz-com-ldr-parte-2.html. Acesso em: 23 Out. 2012.
CASTILHO, M. I. Robótica Educacional Com que Objetivos?, Porto Alegre, RS: 2002, Originalmente apresentado como Monografia de pós Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002.
FILHO, D. A. M.; GONÇALVES, P. C. Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma realidade para as Escolas Brasileiras, in, XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Workshop sobre Informática na Escola – WIE, Belém do Pará, PA: 2008.
FRISTEC. Disponível em: http://fristec.blogspot.com.br/2011/01/14-aplicacaosensor-de-distancia-hc.html. Acesso: 21 Jul. 2012.
GIOPPO, L. L., HIGASKINO, M. M. K., COSTA, R. F., MEIRA, W. H. T. Robô Seguidor de Linha. Curitiba, PR: 2009, Originalmente apresentado como monografia a unidade curricular Oficina de integração II, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2009.
LEGO MINDSTORMS. Disponível em: http://www.mindstorms.lego.com Acesso em: 10 Mar. 2012.
LYNXMOTION. Disponível em: http://www.lynxmotion.com. Acesso em: 16 Abr. 2012.
MARS EXPLORATION ROVERS. Disponível em: http://marsrovers.
jpl.nasa.gov/home/index.html. Acesso em: 10 Abr. 2012.
MAXWELL BOHR, Disponível em: http://www.maxwellbohr.com.br. Acesso em: 17 Jan. 2012.
MCROBERTS, M. Arduino Básico. 1ª Edição, São Paulo, Editora Novatec, 2011.
MCKESSON. Disponível em: http://www.mckesson.com. Acesso em: 04 Abr. 2012.
MODELIX, Disponível em: http://www.modelix.com.br. Acesso em: 15 Jan. 2012.
MULTILOGICA-SHOP. Disponível em: http://www.multilogica-shop.com Acesso em: 10 Out. 2012.
PEREIRA, R. B. Robótica Educativa Como Recurso Didático No Ensino de Física no Ensino Médio. Cárceres, MT: 2008, Originalmente apresentado como Monografia de Graduação, Universidade do Estado de Mato Grosso – UEMT, 2008.
PIRES, J. N. Robótica: Das Maquinas Gregas a Moderna Robótica Industrial. Jornal Publico, Coimbra, Portugal. 8 Jun. 2002.
ROBOCORE. Disponível em: <http://www.robocore.net>. Acesso em: 20 de Jan. 2012.
SATATIS TRONICS. Disponível em: http://www.satistronics.com/ myfiles/file/module/About%20UltracsonicModule.pdf
Acesso em: 21 Jul. 2012.
SIEBRA, C. A.; LINO, N. C. Q. An Experimental Study on the Use of Robotics as an Educational Tool. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.
SILVA, F. I. e SCHERER, D.. A Study About Materials For Use In Educational Robotics. In: IX Latin American Robotics Simposium - I Simposio Brasileiro de Robotica - III Workshop de Robotica Educacional, 2012, Fortaleza-CE. Lars/Sbr 2012, 2012.
SOARES, R. F., BORGES, M. A. F. Robótica: aprendizado em informática de forma lúdica. In: XXXI Congresso da sociedade brasileira de computação - WEI - XIX Workshop sobre Educação em Computação, 2011, Natal, RN. XXXI Congresso da sociedade brasileira de computação. Natal, RN: UFRN, 2011. v. 1. p. 1516-1519.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.