Novas Configurações de Papéis e Engajamento na Produção Textual via Sequência Didática e Percurso Gamer
Palavras-chave:
Sequência didática, Percurso gamer, Produção textual, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo, de abordagem qualitativa (Minayo, 1994) e fundamentado na perspectiva interacionista da língua e da linguagem (Geraldi, 2011; Koch & Elias, 2008), propõe reflexões sobre a (re)significação do ensino de produção textual escrita e oral a partir da articulação entre a metodologia de Sequência Didática (Swiderski; Costa-Hübes, 2009) e o conceito de Percurso Gamer (Chinaglia, 2020). Buscamos, ainda, problematizar os papéis de docentes e discentes, bem como os modos de mediação pedagógica que emergem dessa proposta. A análise apoia-se na sequência didática e no material didático desenvolvidos por Gonçalves (2024), a partir dos quais se expande a reflexão sobre essa possibilidade metodológica. Os resultados indicam que tal articulação pode aumentar o engajamento discente ao integrar narrativa, desafios graduais e elementos interativos, criando um ambiente de aprendizagem mais imersivo e envolvente. Simultaneamente, os papéis pedagógicos são ressignificados: o professor atua como Curador, Orientador e Personagem da narrativa, enquanto o aluno assume funções de Autoria, tomada de decisão e reescrita crítica, participando ativamente da construção de sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
