Novas Configurações de Papéis e Engajamento na Produção Textual via Sequência Didática e Percurso Gamer

Autores

Palavras-chave:

Sequência didática, Percurso gamer, Produção textual, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa (Minayo, 1994) e fundamentado na perspectiva interacionista da língua e da linguagem (Geraldi, 2011; Koch & Elias, 2008), propõe reflexões sobre a (re)significação do ensino de produção textual escrita e oral a partir da articulação entre a metodologia de Sequência Didática (Swiderski; Costa-Hübes, 2009) e o conceito de Percurso Gamer (Chinaglia, 2020). Buscamos, ainda, problematizar os papéis de docentes e discentes, bem como os modos de mediação pedagógica que emergem dessa proposta. A análise apoia-se na sequência didática e no material didático desenvolvidos por Gonçalves (2024), a partir dos quais se expande a reflexão sobre essa possibilidade metodológica. Os resultados indicam que tal articulação pode aumentar o engajamento discente ao integrar narrativa, desafios graduais e elementos interativos, criando um ambiente de aprendizagem mais imersivo e envolvente. Simultaneamente, os papéis pedagógicos são ressignificados: o professor atua como Curador, Orientador e Personagem da narrativa, enquanto o aluno assume funções de Autoria, tomada de decisão e reescrita crítica, participando ativamente da construção de sentidos.

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Biografia do Autor

Gabriel Eduardo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de Estudos Linguísticos - linha de pesquisa "Estudos do Texto e Práticas Linguísticas". Atualmente, no mestrado é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciado em Letras - Português pela UFSM.

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

Gonçalves, G. E. (2025). Novas Configurações de Papéis e Engajamento na Produção Textual via Sequência Didática e Percurso Gamer. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20732

Edição

Seção

Artigos