O cinema na Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise de O Segredo da Família Urso a partir da Problematização Artística

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Educação Escolar, Pedagogia Histórico-Crítica, Problematização Artística

Resumo

O artigo visa demonstrar a categoria de Problematização Artística no ato educativo em articulação com a arte, a partir da análise do filme catarinense O Segredo da Família Urso (2014), ademais as categorias da Fundamentação Teórica e a Instrumentalização Técnica de Saviani (2007; 2009). Ao refletir sobre a inserção do cinema brasileiro na educação básica sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, parte da valorização da arte como elemento essencial na formação humana (VÁZQUEZ, 1970) e de conscientização da realidade (ADORNO, 2018). Os resultados apontam que o cinema na escola amplia a compreensão estética e política dos estudantes, permite a construção coletiva de conhecimento e a formação crítica. O estudo reforça a necessidade de integrar a arte cinematográfica nos currículos escolares como ferramenta de humanização e emancipação.

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Biografia do Autor

Bruna Donato Reche, IFC

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Publicado

25-08-2025

Como Citar

Reche, B. D. (2025). O cinema na Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise de O Segredo da Família Urso a partir da Problematização Artística. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 145–162. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20550

Edição

Seção

Artigos