O cinema na Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise de O Segredo da Família Urso a partir da Problematização Artística
Palavras-chave:
Cinema, Educação Escolar, Pedagogia Histórico-Crítica, Problematização ArtísticaResumo
O artigo visa demonstrar a categoria de Problematização Artística no ato educativo em articulação com a arte, a partir da análise do filme catarinense O Segredo da Família Urso (2014), ademais as categorias da Fundamentação Teórica e a Instrumentalização Técnica de Saviani (2007; 2009). Ao refletir sobre a inserção do cinema brasileiro na educação básica sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, parte da valorização da arte como elemento essencial na formação humana (VÁZQUEZ, 1970) e de conscientização da realidade (ADORNO, 2018). Os resultados apontam que o cinema na escola amplia a compreensão estética e política dos estudantes, permite a construção coletiva de conhecimento e a formação crítica. O estudo reforça a necessidade de integrar a arte cinematográfica nos currículos escolares como ferramenta de humanização e emancipação.
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