O Uso de Tecnologias Educacionais no Ensino Fundamental II: uma reflexão ao material microkids

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Estratégias de Ensino, Microkids

Resumo

A proposta do artigo é refletir sobre o uso de tecnologias educacionais após o ensino remoto na pandemia da covid-19 (2020 -2021) que modificou a forma como o conhecimento foi passado e consequentemente houve uma busca por alternativas digitais que pudessem conectar alunos e professores nesse novo espaço de aprendizagem: o ambiente virtual. Para este trabalho buscou-se uma alternativa adquirida em 2021 pela secretaria estadual de educação do estado de Rondônia (SEDUC): a tecnologia educacional Microkids. Trata-se de uma coleção que contempla as séries finais do ensino fundamental II com o objetivo de incentivar os alunos na utilização de programas e softwares de criação de jogos, histórias em quadrinhos, roteiros de filmes, elaboração de planilhas e construção de casas, entre outros. O projeto escolhido foi o destino verde elaborado com alunos do oitavo ano da rede estadual de ensino do município de Ji-Paraná em Rondônia. A construção da pesquisa se deu a partir dos projetos dos alunos, bem como a percepção dos mesmos em relação ao que foi aprendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Teixeira Machado , SEDUC/RO

SEDUC/RO

Maria do Socorro Eliza Monteiro da Silva , SEDUC/RO

SEDUC/RO

Downloads

Publicado

25-08-2025

Como Citar

Machado , D. T., & Silva , M. do S. E. M. da. (2025). O Uso de Tecnologias Educacionais no Ensino Fundamental II: uma reflexão ao material microkids. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 357–366. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20548

Edição

Seção

Relatos de experiência