Panorama Histórico do Uso das Tecnologias na Rede Estadual de São Paulo: educação remota na pandemia
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Educação na Pandemia, Ferramentas Tecnológicas, Educação BásicaResumo
O presente artigo descreve as ferramentas tecnológicas disponibilizadas na rede Estadual de SP e as iniciativas da Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC) no período de 2020 e 2021. O objetivo do trabalho foi descrever o panorama histórico do uso das tecnologias nas escolas estaduais públicas do Estado de São Paulo para a comunicação e atividades remotas na pandemia de Covid-19. O tipo de pesquisa foi descritiva de natureza qualitativa. Os dados analisados foram os documentos públicos (resoluções e orientações da SEDUC). A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo, dividindo-se em categorias e indicadores, a saber: (i) plataforma criada - CMSP/Centro de mídias de São Paulo; (ii) plataformas digitais já existentes; (iii) formação tecnológica de professores; (iv) disponibilização de recursos físicos; e (v) outras iniciativas. Os resultados indicaram que múltiplas ferramentas foram utilizadas além da plataforma CMSP, possibilitando uma maior adequação em cada contexto. Para a superação das dificuldades de acesso e de manipulação do aplicativo foram efetuados atendimentos presenciais nas escolas para buscar esclarecimentos gerais e, por vezes, ocorreu a distribuição de materiais impressos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
