EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS UMA PROPOSTA QUE INCLUI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v6i8.9367

Palabras clave:

Cultura surda. Inclusão. Proposta Bilíngue. Educação para Surdos.

Resumen

O presente trabalho tem como tema central a educação bilíngue para surdos, por isso, objetiva-se por meio deste: apresentar alguns aspectos e percalços da educação inclusiva para surdos versando as questões culturais que a permeiam, como também apontar aspectos da educação bilíngue que vem sendo discutida pela comunidade surda. A metodologia adotada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizada como instrumento de coleta de dados a revisão de literatura, assim, foi por meio de leituras e reflexões em artigos, revistas e livros científicos é que pode-se obter alguns resultados iniciais sobre a temática, tais como: a inclusão escolar para alunos surdos precisa valorizar mais a diferença cultural e linguística do sujeito surdo; a proposta bilíngue reconhece a língua de sinais como língua natural da comunidade surda, como também busca respeitar a autonomia desta língua, promovendo ambientes linguísticos favoráveis a aquisição plena desta língua pelos estudantes surdos.

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Biografía del autor/a

Karla Alexandra Benites Florenciano, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

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Publicado

2019-03-12

Cómo citar

Benites Florenciano, K. A. (2019). EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS UMA PROPOSTA QUE INCLUI. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 6(8), 35–45. https://doi.org/10.30612/eadtde.v6i8.9367

Número

Sección

Artigos