Educação para a cidadania: desenvolvimento de um jogo virtual para ensino de noções básicas de Direito do Trabalho no ensino médio integrado

Autores/as

Palabras clave:

Cidadania, Direito do Trabalho, Jogo virtual

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo analisar como uma prática pedagógica para o ensino de direitos trabalhistas pode incentivar a formação integral e cidadã dos discentes do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IFC Campus Rio do Sul/SC. A estratégia metodológica envolveu pesquisa bibliográfica, revisão da literatura, análise de dissertações sobre o tema e pesquisa documental da legislação trabalhista e pesquisa de campo a partir de questionários aplicados aos docentes e discentes do referido curso. Os resultados da pesquisa demonstraram que as temáticas são consideradas relevantes por ambos os grupos participantes e que os discentes demonstram compreensão e interesse em ampliar os conhecimentos. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo virtual com vistas a contribuir para o processo de aprendizagem sobre direitos trabalhistas e, consequentemente, para formação cidadã.

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Biografía del autor/a

Viviane Dóris Kaspary, IFRS

IFRS

Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, IFRS

IFRS

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Kaspary, V. D., & Procasko, J. C. S. R. (2025). Educação para a cidadania: desenvolvimento de um jogo virtual para ensino de noções básicas de Direito do Trabalho no ensino médio integrado. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 221–232. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20536

Número

Sección

Artigos