Práticas de ensino e aprendizagem em disciplinas com carga horária EaD no curso de Letras - Espanhol presencial na UFSM: um gesto analítico à luz da Auto-heteroecoformação

Autores/as

Palabras clave:

Auto-heteroecoformação docente, Educação a Distância, Análise curricular, Complexidade

Resumen

Este artigo analisa as condições iniciais para a auto-heteroecoformação tecnológica no curso de Letras – Espanhol (modalidade presencial), da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo é compreender como a EaD, prevista no currículo por meio de carga horária específica em algumas disciplinas, contribui (ou não) para a formação docente em uma perspectiva complexa. A metodologia adotada é qualitativa e documental, com análise do Projeto Pedagógico de Curso, de planos de ensino e de diários de classe de disciplinas com carga EaD. Os resultados indicam que, embora haja abertura curricular e planejamentos didáticos que integram tecnologias, os registros nos diários de classe não evidenciam de forma clara a efetivação dessas práticas.

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Biografía del autor/a

Vanessa Ribas Fialho, UFSM

UFSM

Gabriel Eduardo Gonçalves, UFSM

UFSM

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Fialho, V. R., & Gonçalves, G. E. (2025). Práticas de ensino e aprendizagem em disciplinas com carga horária EaD no curso de Letras - Espanhol presencial na UFSM: um gesto analítico à luz da Auto-heteroecoformação. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 25–43. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20522

Número

Sección

Artigos