A relevância da mediação pedagógica entre formador e tutor
Keywords:
Distance Education. Virtual Learning Environment. Interactive Tools. English for Specific Purposes.Abstract
This paper provides the first evaluation about the experience with Distance Education at Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) and Brazil Open University (UAB) in the first semester of 2012, within ‘Computer Sciences’ undergraduation course, more specially in the discipline of ‘English for Specific Purposes’ (ESP). The physical on-site presence as long as the virtual learning environment from Moodle platform allow a case study under the relevance of having some physical sessions among the supervisor, teachers and students of the course and the functionality of the virtual learning environment as well as the effectiveness of the teachinglearning processes. Therefore, this experience report expands important perspectives about the actions which can contribute to improve the strategies that are meant to be revised or enhanced by the techno-pedagogical team and also a consistent institutional planning.Downloads
References
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1995.
BRASIL. SEED/MEC. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância - Versão Preliminar. Brasília, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
JOYE, Cassandra Ribeiro. Educação a distância.3 ed. rev. /IFCE – Universidade Aberta do Brasil - Fortaleza: UAB/ IFCE, 2010.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. SP: Cortez, 2010.
NUNES, Vanessa Battestin; ALBERNAZ, Jussara Martins; NOBRE, Isaura A. Martins. Avaliação de Cursos a Distância. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 5., 2009, São Luiz. São Luis: ISUD, 2009. Disponível em: http://www.uemanet.uema.br/artigos_ esud/61017.pdf. Acesso em: 27 jul. 2012.
PRETI, Oreste. Educação a distância: ressignificando práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
RAABE, André Luís Alice. Uma proposta de arquitetura de sistema tutor inteligente baseada na teoria das experiências de aprendizagem mediadas. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre - RS, 2005.
SANTOS, José Francisco Severo. Avaliação no ensino a distância. Revista Iberoamericana de Educación. Madri, v. 38, n. 4, p. 1-8, 2006. Disponível em: http://www.rieoei.org/1372.htm. Acesso em: 27 jul. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.