Comunicação em EaD: uma experiência na UFGD
Abstract
Esta produção foi realizada com o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante a atuação profissional como tutora a distância da disciplina Laboratório de Textos Científicos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, em um dos polos de apoio presencial da UAB no Estado do Mato Grosso do Sul. O texto destaca nossa percepção sobre o perfil do aluno e a correspondência das formas de comunicação do curso entre aluno, conteúdo, metodologia e demais profissionais envolvidos no processo. Foi possível perceber que quando o tutor se coloca como parceira do acadêmico, buscando entender suas dificuldades para tranquilizá-los e dar as orientações na medida em que precisam, esses alunos demonstram estimulados e seguros para seguir o caminho acadêmico. Nesse sentido, é fundamental um trabalho de ação-reflexão-ação capaz de dar respostas a melhorias cotidianas de cada aluno.Downloads
References
ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01037307201100020001
&lng=pt&r. Acesso em: 18 ago. 2012.
BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T.; MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e mediação tecnológica. 14. ed. Campinas: Papirus, 2009.
LANCHARRO, E. A. Informática Básica. São Paulo: Makron, 1991.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD – a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MORAN, José Manuel. Tendências da Educação On- line no Brasil. In: RICARDO, Eleonora Jorge (org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T.; MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e mediação tecnológica. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA / EAD UFGD– licenciatura. Disponível em: http://200.129.209.74/mod/folder/view.php?id=2901. Acesso em 30 de agosto de 2012.
SEVERINO, Antonio. Uma escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.
PETTERS, Otto. A educação a distância em transição. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.