Tecnologias, ciência e saúde: uma abordagem CTS sobre o uso de esteroides anabolizantes no ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Enfoque CTS, Educação Física, Esteroides anabolizantes, Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma experiência pedagógica baseada na aplicação de uma sequência didática (SD) com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordar o uso de esteroides anabolizantes em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Paraúna/GO. O objetivo central foi sensibilizar os estudantes quanto aos riscos associados ao uso dessas substâncias e promover uma aprendizagem crítica e contextualizada. A proposta foi estruturada com base no modelo metodológico de Aikenhead (1994), em que a discussão parte de uma questão social, transita pela compreensão tecnológica e científica e retorna ao debate social. Os resultados apontam indícios de maior conscientização dos estudantes sobre o tema, ampliação da capacidade argumentativa e envolvimento em atividades investigativas e colaborativas. Conclui-se que a abordagem CTS é uma alternativa viável para o ensino de Educação Física, contribuindo para a alfabetização científica e para a formação crítica dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Faria de Oliveira , alessandro.oliveira@seduc.go.gov.br

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Professor Estatutário - SEDUC- Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Química. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF) - RS.

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Oliveira , A. F. de, & Locatelli, A. (2025). Tecnologias, ciência e saúde: uma abordagem CTS sobre o uso de esteroides anabolizantes no ensino fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20713

Edição

Seção

Relatos de experiência