Tecnologias, ciência e saúde: uma abordagem CTS sobre o uso de esteroides anabolizantes no ensino fundamental
Palavras-chave:
Enfoque CTS, Educação Física, Esteroides anabolizantes, Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo apresenta o relato de uma experiência pedagógica baseada na aplicação de uma sequência didática (SD) com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordar o uso de esteroides anabolizantes em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Paraúna/GO. O objetivo central foi sensibilizar os estudantes quanto aos riscos associados ao uso dessas substâncias e promover uma aprendizagem crítica e contextualizada. A proposta foi estruturada com base no modelo metodológico de Aikenhead (1994), em que a discussão parte de uma questão social, transita pela compreensão tecnológica e científica e retorna ao debate social. Os resultados apontam indícios de maior conscientização dos estudantes sobre o tema, ampliação da capacidade argumentativa e envolvimento em atividades investigativas e colaborativas. Conclui-se que a abordagem CTS é uma alternativa viável para o ensino de Educação Física, contribuindo para a alfabetização científica e para a formação crítica dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
