Proposta de instrumento para avaliação linguística de estudantes Surdos : uma experiência a partir da docência no curso de Licenciatura em Letras Libras
Palabras clave:
Avaliação Linguística, Ensino, Surdo, LibrasResumen
Na atualidade, o ensino de Libras como L1 para surdos tem sido um desafio, ainda mais com a aprovação da modalidade de educação bilíngue de Surdos. Para isso, se faz necessário traçar estratégias que viabilizem esse processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de instrumento para a avaliação linguística de estudantes Surdos, tendo como ponto de partida a experiência docente no curso de Licenciatura em Letras Libras. Para a realização deste estudo, utilizamos os pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, de cunho qualitativo, a partir da Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021, como marco regulatório e de publicações realizadas no campo da Surdez, especialmente sobre o ensino de Libras. Espera-se que, a partir de nossas considerações e da aplicabilidade do instrumento avaliativo, professores de Libras e licenciandos em Letras Libras possam obter informações que corroboram na construção de um planejamento direcionado às necessidades social, cultural e linguística dos estudantes Surdos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
