Entre Línguas e Aprendizagens: experiências de uma tradutora-intérprete de Libras em sala de aula de ensino regular
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19534Palavras-chave:
Educação de surdos, Inclusão, Relato de experiência, Tradutor-intérprete de LibrasResumo
Este trabalho visa relatar experiências de uma tradutora-intérprete de Libras em sala de aula de ensino regular. Buscamos discutir sobre a inclusão de alunos surdos em escolas inclusivas, abordando brevemente as legislações que fundamentam essa inclusão. Ademais, refletimos sobre o papel do tradutor-intérprete de Libras como mediador da comunicação entre alunos surdos, professores e colegas da turma, em espaços inclusivos. Quanto aos caminhos metodológicos adotados, trazemos a descrição das experiências vivenciadas pela profissional, abordando os desafios e as dificuldades enfrentadas, bem como as estratégias adotadas para superá-las. Os resultados mostram que a inclusão de alunos surdos em escolas inclusivas continua sendo um grande desafio. Esperamos contribuir para o fortalecimento do debate sobre a necessidade de assegurar aos estudantes surdos um ensino de qualidade que atenda às suas especificidades, e reafirmamos a importância do tradutor-intérprete de Libras enquanto profissional essencial e indispensável para o acompanhamento desses estudantes.
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- 27-01-2025 (2)
- 27-01-2025 (1)
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