O pronome “você” em entrevistas do jornal Correio da Bahia: uma análise linguística e sociocomunicativa
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18122Palavras-chave:
Linguística, Comunicação, EntrevistaResumo
Este trabalho analisa como o pronome "você" é utilizado em entrevistas do jornal "Correio da Bahia", por entrevistadores e entrevistados. A hipótese geral sugere que o uso do "você" pode indicar proximidade entre os sujeitos envolvidos na interação, ter impacto significativo na percepção do público, variando conforme o contexto da entrevista e o estilo editorial do jornal, bem como funcionar como indeterminação do sujeito em respostas informais. Para realizar a análise, o estudo coletou dados de 53 entrevistas em 2022, concentrando-se na identificação e categorização do uso do pronome "você". Os resultados destacam o poder do "você" em estabelecer uma comunicação direta e pessoal em entrevistas. As implicações sociocomunicativas demonstram que essa escolha linguística está alinhada com as práticas contemporâneas de comunicação, valorizando a interação direta com o público.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 09-04-2024 (2)
- 08-03-2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.