Utilização da Gamificação no Ensino da Educação Financeira no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v10i12.16723

Palavras-chave:

Gamificação, Educação Financeira, Educação, Ensino à Distância

Resumo

A educação financeira é necessária para uma boa saúde financeira do indivíduo, ajuda na tomada de decisão com assuntos relacionados ao dinheiro, como nos investimentos, na tomada de empréstimos e financiamentos e na previdência. A gamificação é a utilização de elementos de jogos em um âmbito não-jogo, utilizando as mecânicas, dinâmicas e narrativas para criar engajamento e motivação. A integração da gamificação na educação financeira por meio de uma plataforma de ensino à distância destinada para os jovens adultos pode trazer à tona um interesse orgânico pelo assunto, culminando em um país com cada vez mais pessoas com conhecimentos sobre finanças. O artigo busca em aplicações já existentes da educação financeira e na gamificação, respaldo científico para elaborar um projeto de ensino adotando a gamificação como ponto principal e norteador dos diversos conteúdos tangentes à educação financeira, como dinheiro, economia e investimentos. O projeto elaborado incorpora um certificado especial e selos de conclusão como troféus para os estudantes que completarem todo o processo, em diversos níveis de acordo com o desempenho do participante, recompensando o esforço e dedicação do aluno ao longo do curso.

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Biografia do Autor

Johny Robert Souza , Unicesumar

Unicesumar

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Publicado

26-01-2023 — Atualizado em 15-12-2022

Como Citar

Souza , J. R. (2022). Utilização da Gamificação no Ensino da Educação Financeira no Brasil. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 10(12), 33–40. https://doi.org/10.30612/eadtde.v10i12.16723

Edição

Seção

Artigos