Descrição e análise da utilização do Ensino Híbrido na Universidade Federal da Grande Dourados
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.11068Palavras-chave:
Ensino híbrido, Blended learning, Educação a Distância, TICs na educação.Resumo
A sociedade contemporânea passa por profundas e rápidas transformações, ocasionadas, sobretudo, pela revolução informacional. Em acréscimo, há a chegada de uma nova geração de alunos à Universidade, a dos nativos digitais, fazendo-se necessário estabelecer o debate sobre a utilização de novas e diversificadas metodologias e modalidades de ensino. Nesta perspectiva, este trabalho propõe-se a descrever e analisar a utilização do ensino híbrido na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para tanto, utilizou-se de uma abordagem quali-quantitativa, tendo por procedimentos técnicos a análise documental e a aplicação de questionários. Como resultado da pesquisa, descobriu-se que o modelo educacional híbrido é empregado em pelo menos 55% dos cursos de graduação presenciais da UFGD, no entanto, corriqueiramente sem a devida previsão nos projetos pedagógicos dos cursos. Os principais aspectos positivos apontados para a utilização do ensino híbrido se referem à capacidade de imprimir flexibilidade na escolha de horários e locais de estudo e permitir uma maior autonomia dos alunos frente aos processos educativos. No que se refere aos obstáculos encontrados, destacam-se a falta de capacitação do docente para utilização das tecnologias informacionais na educação e a resistência dos mesmos frente ao processo de convergência entre o presencial e o virtual.Downloads
Referências
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