O ensino de Libras para professores: práticas e reflexões

Autores

  • Karla Alexandra Benites Florenciano Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0003-2425-6839
  • Jeferson Andrade Fleitas Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10779

Palavras-chave:

Libras. Professores. Ensino Aprendizagem. Desafios.

Resumo

Este estudo apresenta reflexões a partir de práticas pedagógicas obtidas por meio da execução de um projeto de ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para professores de uma escola pública no município de Dourados- MS. Assim, tal projeto teve como objetivo compreender e identificar os maiores desafios enfrentados pelos professores, no processo de aprendizado da Libras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e dialogará com autores que tratam da temática por isso é de cunho qualitativo, utilizou se também como coleta de dados, os planos de aulas e as observações vivenciadas em cada ação do projeto. Percebe-se que o interesse por essa área da educação é muito grande. No entanto, observou-se que os principais desafios dos docentes neste contexto estão ligados a: carga horária extensa de trabalho, para conseguir uma renda melhor; inassiduidade pois precisam atender suas demandas familiares e timidez para se expressar. A partir da pesquisa é possível realizar algumas reflexões, como: Os professores precisam desmistificar o fato de que a Libras é algo fácil de ser aprendida, é necessário maior valorização, pois a Libras é uma língua de fato, por isso, para aprendê-la com autonomia é necessário dedicação de tempo e prática.

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Biografia do Autor

Karla Alexandra Benites Florenciano, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Libras

Jeferson Andrade Fleitas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Libras

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Publicado

14-12-2019

Como Citar

Florenciano, K. A. B., & Fleitas, J. A. (2019). O ensino de Libras para professores: práticas e reflexões. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 107–114. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10779

Edição

Seção

Artigos