Desenvolvendo a consciência fonológica em língua inglesa através de poems e nursery rhymes

Autores

  • Naiana Siqueira Galvao Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Consciência fonológica. Poemas. Canções. Língua Inglesa.

Resumo

A consciência fonológica pode ser entendida como a capacidade de reconhecer e manipular os sons que constituem a fala (SCHERER, 2009). Olhando pelo prisma da formação da linguagem, que é considerada uma faculdade humana inerente somente ao ser racional, o homem (GREENBERG, 1961), é que surgem os anseios de se pesquisarem as estruturas dos sons que compõem a fala, a palavra e frases que se combinam em ritmo harmônico na língua. Trazendo à baila os conceitos de aquisição de segunda língua, torna-se imprescindível correlacionar as teorias que fundamentam a língua materna, pois nas fases da alfabetização, as crianças são expostas aos estímulos linguísticos em sua língua materna, doravante língua portuguesa, entretanto, estas também estarão sujeitas aos estímulos em língua estrangeira, neste caso, a língua inglesa (ALVES, 2009).  Sendo assim, este artigo baseia-se em pesquisas bibliográficas que abordam os estudos da consciência fonológica e o uso de atividades pedagógicas envolvendo poemas (poems) e canções (nursery rhymes) em língua inglesa como recursos metalinguísticos na contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica de crianças brasileiras nos períodos da alfabetização.

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Referências

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Galvao, N. S. (2016). Desenvolvendo a consciência fonológica em língua inglesa através de poems e nursery rhymes. ARREDIA, 5(9), 1–14. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/4764

Edição

Seção

Artigos