Desenvolvendo a consciência fonológica em língua inglesa através de poems e nursery rhymes
Palavras-chave:
Consciência fonológica. Poemas. Canções. Língua Inglesa.Resumo
A consciência fonológica pode ser entendida como a capacidade de reconhecer e manipular os sons que constituem a fala (SCHERER, 2009). Olhando pelo prisma da formação da linguagem, que é considerada uma faculdade humana inerente somente ao ser racional, o homem (GREENBERG, 1961), é que surgem os anseios de se pesquisarem as estruturas dos sons que compõem a fala, a palavra e frases que se combinam em ritmo harmônico na língua. Trazendo à baila os conceitos de aquisição de segunda língua, torna-se imprescindível correlacionar as teorias que fundamentam a língua materna, pois nas fases da alfabetização, as crianças são expostas aos estímulos linguísticos em sua língua materna, doravante língua portuguesa, entretanto, estas também estarão sujeitas aos estímulos em língua estrangeira, neste caso, a língua inglesa (ALVES, 2009). Sendo assim, este artigo baseia-se em pesquisas bibliográficas que abordam os estudos da consciência fonológica e o uso de atividades pedagógicas envolvendo poemas (poems) e canções (nursery rhymes) em língua inglesa como recursos metalinguísticos na contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica de crianças brasileiras nos períodos da alfabetização.Downloads
Referências
ALVES, U.K. Consciência dos Aspectos Fonéticos-Fonológicos da L2. In
Consciência dos sons da língua. EDIPUCRS,2009.
BYBEE, J.L. Phonology and language use. Language variation and change, 14, Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 261-290.
FREITAS, M.J. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência
fonológica. Ministério da Educação. MEC/PNEP. 2007.
GREENBERG J. H. Language and evolutionary Theory. In: ______. Language, culture and communication. Stanford: Stanford University, 1961.
HAUPT, C. O fenômeno da monotongação dos ditongos [ai,ei,oi,ui] na fala dos florianopolitanos: uma abordagem a partir da fonologia de uso e da teoria dos exemplares. 2011. Tese (de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
HOLCOMBE, C.H. Sound in Poetry. In textec.com. 2013 [interactive]
[acessado dia 10-07-14] http://www.textec.com/traditional/sound.
LAMPRECHT, Regina Ritter. Consciência dos sons da língua: subsídios
teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
SELEVICIENE, Egle. Developing Language Student’s Phonology Awareness
through Poetry, Mykolas Romeas University, Institute of Humanities,
Vilnius, Lithuania.2013.
STYLER, W.F. Seeing Rhyme in Writing: a Foreign Concept. In notes from a Linguistic Mystic. 2007.
YOPP, H;YOPP,R. Phonological Awareness is Child’s play. Beyond the
Journal • Young Children on the Web • January 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0