Abordagem multissistêmica da língua e episódios de construção da concordância na aquisição da escrita
Palavras-chave:
Abordagem multissistêmica da língua. Aquisição da escrita. Concordância verbal. Concordância nominal.Resumo
O objetivo deste trabalho é explorar algumas evidências da língua como multissistema complexo (CASTILHO, 2009), a partir de dois dados de aquisição de sua modalidade escrita: um texto escrito por uma criança de 7 anos (2º ano do Ensino Fundamental) e outro, por uma criança de 11 anos (6º ano do Ensino Fundamental). O primeiro dado chama a atenção para questões da concordância verbal e, o outro, para a questão da concordância nominal. Os dois textos foram selecionados qualitativamente, a partir da busca de marcas de reelaboração e de construção de cadeia anafórica que possibilitassem formular hipóteses sobre a atuação de diferentes componentes linguísticos (gramaticais, discursivos e semânticos) que são acionados para a construção da concordância. Esse fenômeno é tratado do ponto de vista funcionalista-cognitivista, evidenciando-se o tratamento da concordância no campo discursivo/semântico, e não apenas no domínio exclusivo da gramática, como tradicionalmente se faz. Os dois dados analisados dão suporte para evidenciar a pertinência teórica da abordagem multissistêmica da língua e, consequentemente, essas análises podem facilitar o entendimento de outras ocorrências no âmbito do processo de aquisição da escrita.Downloads
Referências
ABAURRE, M.B. M., Fiad, R.S., Mayrink-Sabison, M.L. Cenas de aquisição da escrita. Campinas, SP: Mercado das letras, 1997.
BUIN, E. Aquisição da escrita: coerência e coesão. São Paulo: Contexto, 2002.
_________ A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. Em Revista Brasileira de Linguística Aplicada.
_________ A reelaboração de textos na aquisição da escrita. Em Anais do 1º Encontro do CelSul. Florianópolis, 1997.
__________ Incoerência e Referenciação: análise de um texto escrito.
Em Abaurre, M.B. & Mayrink-Sabison, M.L. & Fiad, R.S. (org.) Estilo e Gênero na aquisição da escrita. Campinas-SP: Komedi, 2003.
CASTILHO, A.T. Análise multissistêmica das minissentenças. USP, UNICAMP, CNPq. Inédito, 2009.
__________ Perspectiva multissistêmica da concordância na história do português paulista. USP, UNICAMP, CNPq. Inédito, 2009.
___________, 2004.
COUDRY, M.I. O diário de narciso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Em Trabalhos de Lingüística Aplicada 9. Campinas, SP, Unicamp, 1987.
___________, 1977.
GERALDI, W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
JUBRAN, C. & Koch, I. (org.) Gramática do português culto falado no Brasil, vol. 1, Construção do texto falado. Campinas: Editora da Unicamp.
__________ O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.
__________ (org.) Gramática do português falado, vol. VI. Campinas: Editora da Unicamp, Fapesp, 2006.
PORTAL DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, em
www.museudalínguaportuguesa.org, acessado em março de 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0