Diálogos que se movem: o ensino de Literatura Afrodescendente na Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave:
Ensino. Literatura. Afrodescendente. Professor.Universidade.Resumo
A proposta surgiu durante as aulas de literatura norte americana proferidas em uma turma do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Tocantins. O artigo corrobora para um diálogo permeando pela visão holística através das intersecções do contexto de ensino na universidade trilhado pela profissão docente - professor universitário- e suas identidades concernentes aos fios de rede sociais tecidos no campo do ensino e receptividade da literatura afrodescendente.Downloads
Referências
CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 3ª ed. rev.ampl. São Paulo: Duas
Cidades, 1995.
CHAUÍ, Marilena. A universidade publica sob nova perspectiva. Revista
brasileira de educação, set-dez. nº24. Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação. São Paulo. Brasil.pp5-15
COSTA, Nelzir. Literatura Afro-Brasileira e Africana: o desafio nos livros
didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. Dissertação de
mestrado em ensino de língua e literatura. 141 pág. Universidade Federal
do Tocantins – UFT. Araguaína. 2014.
D’ AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 2ªed. São Paulo: Palas
Athena. 2001.
D’AVILA, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação: desafios no
planejamento da pratica pedagógica da educação superior. Conhecimento
& diversidade. Niterói.n.6.p.58-70.jul/de.2011.
DAMAS, Luiz A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: O jeito de
educar na complexidade. 2000.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Rio de Janeiro: UCAM/Editora 34, 2001.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar e as razões da filosofia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Imago. 2006.
JESUS, Maria Carolina. Quarto de Despejo. São Paulo: Ática, 1999.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Ensaios de Antropologia Simétrica. Trad. Irineu da Costa. Rio de Janeiro. Editora 34. 1994.
MAGALHAES, Solange M. O afetar e sensibilizar na educação: uma
proposta transdisciplinar. Revista Linhas Críticas. Faculdade de educação,
Universidade de Brasília, vol.7, n.32,2011.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 10ªed. São Paulo: Papirus.2004.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ªed. Instituto Piaget. Lisboa. 2008.
MORISSON, Toni. Amada. São Paulo, SP: Nova Cultura LTDA. Trad. Evelyn Kay Massaro, 1987.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI. Para uma
reforma democrática e emancipatória da universidade. 3ªed. São Paulo:
Cortez. 2011.
SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendência em cadernos negros e jornal do MNU. 1ª ed. 1 reimp. – Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 1ª ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0