A inacessibilidade da memória a partir da fotografia em Austerlitz, de Sebald
Palavras-chave:
Fotografia. Memória. Pagamento.Resumo
Os recursos fotográficos que permeiam as obras do escritor alemão W. G. Sebald, quando tratados pelo viés da memória, são associados a sua preservação, manutenção ou mesmo vestígio. Porém, no presente trabalho, pretendemos averiguar como, no livro Austerlitz, certas fotografias também possuem um caráter contrário, tendo assim, relação com o apagamento da memória.Downloads
Referências
BARRENTO, João. Sebald: o viajante da pós-memória. In: Caderno de Leituras N. 11. Lisboa: Chão de Feira, 2012.
FLORES JR, W. José. Austerlitz entre a punição e a reparação. In: Revista Garrafa V. 22, p. 44-54. Rio de Janeira: UFRJ, 2010.
MARQUEZ, A. Martins. Paisagem com figuras: fotografia na literatura
contemporânea (W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk). 2013/361 páginas. Tese de Doutorado em Literatura Comparada - Literatura e outros Sistemas Semióticos. Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2013.
POMPEOU, D. Valeriano. As sombras do real em Austerlitz: Investigação sobre a fotografia em W. G. Sebald. 2012/ 201. Dissertação de Mestrado em Língua e Literatura Alemã – Literatura Alemã Contemporânea. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2012.
SANTANA, P. M. dos Santos. Austerlitz: uma narrativa sobre a memória e sobre os reflexos do Holocausto. In: Revista Magistro V. 7, p. 99-109. Rio de Janeiro: UNIGRANRIO, 2013.
SEBALD, Winfried George. Austerlitz. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0