Do conto ao romance: interrelações nas obras de Graciliano Ramos à luz dos estudos de Nietzsche
Palavras-chave:
Literatura Brasileira. Graciliano Ramos. Ressentimento.Resumo
Angústia (1936) e Insônia (1947), livros de Graciliano Ramos, podem ser associados ao tema do ressentimento, por apresentá-lo através de afetos negativos como ódio, rancor e inveja, presentes em relações de superioridade e inferioridade que se estabelecem entre alguns personagens. O romance Angústia apresenta o personagem Luís da Silva que, para entender sua própria história, narra sobre sua infância e juventude; o envolvimento com a filha do vizinho, Marina; e o assassinato de seu algoz, Julião Tavares. Escritos na mesma época da composição do romance, as narrativas “Dois dedos” (1935) e “Um pobre diabo” (1937), pertencentes à coletânea de contos Insônia, revelam personagens que se sentem inferiores ao outro estabelecendo uma relação de rivalidade. O objetivo desta pesquisa é investigar como as relações observadas nessas narrativas poderiam ser vistas como uma espécie de laboratório ficcional, em que Graciliano reelabora a temática do ressentimento, embasando-a nos estudos de Nietzsche e em sua teoria moral.Downloads
Referências
BRAYNER, Sônia (Org.); COUTINHO, Afrânio (Dir.) Graciliano Ramos:
Seleção de textos. Coleção Fortuna Crítica. Vol. 2. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2. ed. 1978.
CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão. São Paulo: Ed. 34, 1992.
CRISTOVÃO, Fernando Alves. Graciliano Ramos: Estruturas e valores de um modo de narrar. Brasília, Ed. Brasíli, INL, 1975.
FACIOLI, Valentim. Um homem bruto da terra. In: _____; GARBUGLIO,
José Carlos; BOSI, Alfredo (org.) Graciliano Ramos. São Paulo: Ática, 1987. [Coleção Escritores Brasileiros – Antologia e estudos.
FARIA, Octavio de. “Graciliano Ramos e o sentido Humano”. IN:
BRAYNER, Sônia. Organização e direção de Afrânio Coutinho. Graciliano
Ramos: Seleção de textos. Coleção Fortuna Crítica. Vol. 2. 2ª Ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GIL, José. “O laboratório poético”. In: A metafísica das sensações. PEREIRA, Miguel Serras. FARIA, Ana Luisa. Lisboa. Ed. Relógio D’água, 1996.
GLEDSON, John. Influências e impasses. Rio de janeiro: Companhia das
letras, 2003.
KEHL, Maria Rita. Ressentimento. São Paulo: Casa do psicólogo, 2004.
LIMA, Yêdda Dias. REIS, Zenir Campos (coords). Catálogo de manuscritos
do arquivo de Graciliano Ramos. São Paulo, SP, Ed. EDUSP; IEB. 1992.
LINS, Álvaro. Valores e misérias de Vidas secas. In: RAMOS, Graciliano.
Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 1988, p. 127-155.
MAIA, Pedro Moacir. Cartas Inéditas de Graciliano Ramos aos seus tradutores argentinos Benjamín Garay Raúl Navarro. / Introdução, ensaios e notas de Pedro Moacir Maia; Organização e apresentação de Fernando da Rocha Perez. Salvador: EDUFBA, 2008. 164p.
MALARD, Letícia. Prefácio de Insônia. 29. ed. Rio de Janeiro: Record,
MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos. São Paulo: Edusp; Belo
Horizonte: Ed. UFMG, 1992.
NIETZSCHE, Friedrich Whilhelm. A genealogia da Moral. São Paulo,
Centauro Editora, 2007.
RAMOS, Graciliano. Angústia. Rio de Janeiro: Record, 1979.
RAMOS, Graciliano. A terra dos meninos pelados. Rio de Janeiro: Record,
RAMOS, Graciliano. Insônia. São Paulo: Marins fontes, 1976.
RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 1994.
RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. São Paulo: Record, 1993. (2 vol.)
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Record, 1988.
RAMOS, Ricardo. Graciliano: Retrato fragmentado. São Paulo, Siciliano,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0