Denominações para brinquedos e brincadeiras infantis em atlas linguísticos do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/arredia.v9i15.19389Palavras-chave:
Léxico, Brinquedos e brincadeiras, Mato Grosso do SulResumo
O estudo é um recorte do projeto “As denominações para brinquedos e brincadeiras infantis nos Atlas Linguísticos produzidos no Centro-Oeste do Brasil”. Este trabalho teve como objetivo principal verificar as denominações registradas nas cartas lexicais e analisar suas origens e possíveis relações com a história sociocultural do Mato Grosso do Sul. Primeiramente foram realizados levantamentos buscando conhecer os atlas produzidos no estado. Após apuração prévia, foram selecionados três trabalhos dialetais: Atlas Linguístico do município de Ponta Porã - ALiPP (Reis, 2006); Atlas Linguístico de Mato Grosso do Sul - ALMS (Oliveira, 2007) e o Atlas Linguístico de Corumbá e Ladário - ALiCoLa (Alencar, 2013). Convém salientar que, ao utilizar a definição de atlas linguístico proposta por Silva Neto (1957), observa-se que analisar a língua falada apoiando-se em registros dialetais é altamente eficaz para conhecer a realidade da língua em determinada época. Além da Geolinguística, que trabalha a feitura dos atlas, este estudo utilizará pressupostos teóricos da Dialetologia como Ferreira e Cardoso (1969), e Cardoso (2010). Na sequência, foram reunidas as cartas coincidentes nos atlas (bolita, estilingue e pipa), catalogadas as denominações e registradas as acepções e origens utilizando para tanto dicionários gerais. A partir dessa catalogação, os dados foram examinados buscando possíveis relações histórico-sociais presentes entre língua e localidade, considerando registros indicados nos atlas mencionados. Como resultado, notou-se que muitas denominações possuem base portuguesa e/ou espanhola, línguas relacionadas com a colonização e a história do MS e originadas da mesma língua mãe, o Latim.
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