Impactos e contribuições sociais das pesquisas e ações de extensão do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20815

Palavras-chave:

Extensão Universitária, impactos, Sociedade, Geografia, Pesquisa Científica

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar os impactos sociais decorrentes dos produtos e ações desenvolvidas no âmbito da pesquisa e da extensão, no último quadriênio, por docentes, discentes ativos e egressos do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB). O Programa iniciou sua primeira turma de mestrado acadêmico instalada em 2004 e a de doutorado em 2012. Sua área de concentração, intitulada “Território, Trabalho e Ambiente”, e organiza-se em três linhas de pesquisa: a) Cidade e Campo: território e trabalho; b) Gestão do Território e Meio Ambiente; e Educação Geográfica. Os impactos gerados repercutem na educação básica e superior, na formação de profissionais qualificados, na atuação profissional, na redução de assimetrias regionais, no fortalecimento da pesquisa local, bem como na inovação e no desenvolvimento regional. Na modalidade acadêmica, o Programa se destaca pela forte vinculação entre pesquisa e extensão, buscando atender às demandas relacionadas à formação continuada de docentes qualificados e à melhoria de políticas públicas, especialmente voltadas ao fortalecimento da educação básica e superior do país. As novas diretrizes da CAPES (2025-2028) reforçam a ênfase em indicadores de impacto social, diversidade regional e interlocução com a educação básica. Neste sentido, a integração entre as linhas de pesquisa do PPGG/UFPB vem se consolidando como estratégia para ampliar e qualificar as ações diante dessas exigências, além de auxiliar as discussões postas pela relação sociedade-natureza. Para demonstrar o papel e impacto social do Programa, o artigo organiza-se em três partes: Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do Programa; Impacto econômico, social e cultural do Programa; e Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias de Castro Galvão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é consultor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba e Professor Titular do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço agrário, geografia, espaço urbano, políticas públicas e território. josias.castro@academico.ufpb.br

Anieres Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), especialização em Geografia e Gestão Territorial pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor Titular do Departamento de Geociências  do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve pesquisas e orienta trabalhos sobre o campo e a cidade, desenvolvimento territorial e políticas públicas. anieres@gmail.com

Daisy Beserra Lucena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora, mestre e bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora associada do Departamento de Geociências (DGEOC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I, João Pessoa, ministrando disciplinas para os cursos de Geografia e Engenharia Ambiental. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) - UFPB. Desenvolve pesquisas, principalmente, nas temáticas: Interação oceano/atmosfera; Climatologia regional; Climatologia do Semiárido Brasileiro; Eventos climáticos extremos; e Métodos e técnicas estatísticas em Climatologia. daisy.beserra.lucena@academico.ufpb.br

Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui Doutorado (2013) e Mestrado (2007) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, é graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado, 2005) pela Universidade Federal do Paraná. Atua profissionalmente como Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba (Campus João Pessoa), no curso de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e em Engenharia Ambiental. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve pesquisas e orienta trabalhos sobre Vulnerabilidade Socioambiental. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA/UFPB). Linhas de pesquisa: Ordenamento territorial e Vulnerabilidade socioambiental. camila.cunico@academico.ufpb.br

Referências

MOREIRA, Emília de Rodat F.; MOREIRA, Ivan Targino; MENEZES, Marilda Aparecida de.; MARIANO NETO, Belarmino; IENO, Genaro; SILVA, Waldir Porfirio da (Orgs.). Memória Camponesa: as Ligas Camponesas na Paraíba. 1. ed. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2024. 303p.

MAIA, Doralice Sátyro. Segregação e Desigualdade Socioespacial nas Cidades Médias/Intermediárias Brasileiras. In: ROBAINA, Igor; LÓPEZ, Gonzalo; SORIA, Hugo. (Org.). Geografía y Segregación Socioespacial Urbana. Una Mirada Desde Iberoamérica. 1ed.Burgos: Servicio de Publicaciones e Imagen Institucional Universidad de Burgos, 2024, v. 1, p. 79-111

BÚRQUEZ, Alberto; OCHOA, Mirsa Bojorquez; MARTÍNEZ-YRÍZAR, Angelina; SOUZA, Jonas Otaviano Praça de. Human-made small reservoirs alter dryland hydrological connectivity. Science of the Total Environment 947 (2024). p. 01-14.

ASSIS, Lenilton Francisco de. Formação de professores de geografia e políticas educacionais: duas décadas de mudanças e desafios (2002-2022). [Impresso e E-book]. 1. ed. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2023. v. 1. 128p.

FERREIRA, Michel Monteiro. Vulnerabilidade Social do Município de Curimatá, Piauí: estudo de Caso das Comunidades atendidas pelo Programa “Água Pura Para Crianças”. Orientador: Camila Cunico. (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Geografia, João Pessoa, 2024.

SILVA, Alexandre Ribeiro da. Os signos e símbolos na construção de conceitos por meio das instalações geográficas. Orientador: Emerson Ribeiro. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Geografia. João Pessoa, 2024.

SILVA, Fernando Vieira da. A migração temporária de trabalhadores de São José de Piranhas-PB para o corte de cana-de-açúcar em São Paulo e Bahia: causas e impactos para o lugar de origem. Orientador: Josias de Castro Galvão. (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Geografia. João Pessoa, 2022.

SILVA, Eliane Souza da. Ensino de Geografia e formação continuada de professores: possibilidades de mediação didática do conceito de lugar para a Geografia Escolar. Orientador: Antônio Carlos Pinheiro. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Geografia. João Pessoa, 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. João Pessoa, 2019. Disponível em: https://www.proplan.ufpb.br/pdi-ufpb-2019-2023/. Acesso em: 21 ago. 2025.

GONZALEZ, R. C. L.; MITIDIERO JUNIOR, M. Antônio. Brazilian Geography: In Theory and in the Streets. 1. ed. Singapore: Springer, 2022.

MAIA, Doralice S.; CORDEIRO XAVIER, Twane Maria. Cidades médias e centralidades na rede urbana do nordeste brasileiro: interações multiescalares. In: HENRÍQUEZ, C.; SILVA, W. R.; FERNANDES, V. A.; SALAZAR, G. (Org.). Urbanización y Ciudades Medias: territorios, espacialidades en cuestionamiento / Urbanização e Cidades: territorios, especialidades em discussão. 1 ed. Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2023.

BORGES NETO, Inocêncio de Oliveira; XAVIER, Rafael Albuquerque; SOUZA, Bartolomeu Israel de; SANTOS, Leonardo José Cordeiro; SOARES, Diego Albuquerque; SOUZA, José João Lelis Leal de. Preliminary experimental data on surface runoff and soil loss in the Caatinga. Earth Surface Processes And Landforms (ONLINE), v. 1, p. 1-12, 2023.

CAMPOS, Jean Oliveira; LIMA, Eduardo Rodrigues Viana de; COSTA, Diógenes Félix da Silva. Fragmentation of native forest surrounding protected areas in Brazil: the case of the Mata do Pau-Ferro State Park in Brejo Paraibano. Landscape Research, p. 1-17, 2024.

Downloads

Publicado

02/03/2026

Como Citar

Galvão, J. de C., da Silva, A. B., Lucena, D. B., & Cunico, C. (2026). Impactos e contribuições sociais das pesquisas e ações de extensão do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20815

Edição

Seção

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia