“A periferia fala sobre si” – a construção de uma pós-graduação na periferia e anotações sobre a trajetória recente do PPGGEO-UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17487Palavras-chave:
Pesquisa, Formação, Espaço de Periferia, PPGGEO –UFRRJResumo
O presente artigo visa apresentar a trajetória do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O curso de mestrado é implantado em 2015, como um desdobramento claro das políticas de expansão do ensino superior (Reuni); sua execução e constituição está ancorada nas demandas locais/regionais da periferia metropolitana do Rio de Janeiro, conhecida popularmente como Baixada Fluminense. Compreendemos que a existência dos cursos de pós-graduação e o desdobramento com a constituição (aprovação) do curso de doutorado em 2023 é parte da percepção dos programas de pós-graduação como espaço de lutas e reinvindicações sociais , uma vez que os projetos de pesquisas, as dissertações e as publicações de docentes e discentes atravessam a perspectiva de pensar a pesquisa e a formação nos espaços de periferia.
Downloads
Referências
ARENDT. Hanna. O que é política? 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
ALVES, J. C. Dos barões ao extermínio: uma história de violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias: APPH CLIO, 2003.
BARRETO, A. S. Cartografia política: as faces e fases da política na Baixada Fluminense. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, P. G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Revista Avaliação, Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 85-105, mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000100006
PIKETTY, T. Uma breve história da igualdade. São Paulo: Intriseca, 2022.
PAULA, C. H. de; ALMEIDA, F. M. de. O programa Reuni e o desempenho das Ifes brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(109), 1054-1075, 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801869 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801869
RIBEIRO, G.; SANTOS, C.; SILVA, M.R. Criação e desenvolvimento do PPGGEO/UFRRJ: fragmentos de registros (2014-2022). RIBEIRO, G. et al. (org.). Geografias periféricas. Contribuições do PPGGEO-UFRRJ. Curitiba: Letra 1, 2023, p.13-26.
RIBEIRO, G. et al. (org.). Geografias periféricas. Contribuições do PPGGEO-UFRRJ. Curitiba: Letra 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.21826/9786587422244
ROCHA, A. S. Os efeitos da reestruturação econômica metropolitana na Baixada Fluminense: apontamentos sobre o “novo” mercado imobiliário da região. Espaço e Economia, ano 3, n. 6, jan./jun. 2015. Disponível em: http://espacoeconomia.revues.org/1677. Acesso em: 10 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.1677
SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2004.
SIMÕES, M. R. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense. Mesquita: Entorno, 2007.
SOUZA, J. A elite do Atraso. Rio de Janeiro: Leya, 2007.
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: EDUFMG, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


