Políticas de ações afirmativas para o Ensino Superior

contexto sócio-político e econômico de implementação em França, Portugal e Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.12681

Mots-clés :

desigualdades, cotas, universidade

Résumé

O objetivo do presente texto é discutir em que contexto sócio-econômico-político foram implementadas políticas de ações afirmativas para estudantes negros, indígenas, baixa renda, quilombolas,  pessoas com deficiência no Brasil, na França para jovens territorializados nas periferias das cidades-tendo como estudo de caso o Instituto de Ciência Política de Paris (Science Po.)- e em Portugal para a população cigana. Para tanto utilizou-se de pesquisa do tipo qualitativa, com ênfase em uma abordagem interpretativa, onde se propõe a expressar o fenômeno estudado, dando mais liberdade e novas possibilidades para a pesquisadora no entendimento da realidade. Como procedimento metodológico utilizou-se de levantamento bibliográfico e sistematização dos conceitos e dados levantados. Os resultados evidenciam que um país, ao implementar políticas públicas de ação afirmativa, em especial na educação, viabiliza processos de democratização no que se refere ao acesso a bens públicos, bem como à oportunidade de uma vida digna para todos os cidadãos. A investigação foi desenvolvida no âmbito do estágio de pós-doutoramento realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

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Biographie de l'auteur

Margarida Cassia Campos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Cursou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (março de 2019 a fevereiro de 2020) tendo como tema de pesquisa "Políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior: análise comparativa entre Brasil, França e Portugal". Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2003), graduada em licenciatura em Geografia (2000) e Bacharelado (2002). Atualmente é professora no curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Especialização em Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação geográfica, políticas de ações afirmativas para o ensino superior e relações raciais com ênfase na educação.

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Publiée

2022-07-19

Comment citer

Campos, M. C. (2022). Políticas de ações afirmativas para o Ensino Superior: contexto sócio-político e econômico de implementação em França, Portugal e Brasil. Revista Da ANPEGE, 18(35). https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.12681