O território em rede e o ramo supermercadista: análise a partir das operações do Grupo Irmãos Muffato & Cia Ltda.
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0005Palavras-chave:
Território em rede. Supermercados. Comércio.Resumo
O território em rede se constitui como uma das principais formas de atuação das empresas dotadas de grande capacidade econômica para acelerar a acumulação de capital por meio de operações em múltiplos mercados. O objetivo principal deste trabalho é estudar um território em rede constituído na atividade supermercadista a partir das operações do Grupo Irmãos Muffato & Cia Ltda., considerando suas estruturas de administração, distribuição e comercialização dispostas de maneira descontínua no espaço. Um objetivo secundário é levantar elementos e hipóteses para compreender as operações dos grandes grupos supermercadistas, ressaltando formas e funções assumidas por cada nó nas respectivas redes intragrupo. Para sua realização, correlacionamos informações factuais da dispersão das estruturas do agente analisado (quantidade, modelo e localização das unidades) com as características dos mercados nos quais as opera (contingente populacional, potencial de consumo e nível de centralidade), contemplando as ações tomadas entre os anos de 1989 a 2015.
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