O território em rede e o ramo supermercadista: análise a partir das operações do Grupo Irmãos Muffato & Cia Ltda.
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0005Palabras clave:
Território em rede. Supermercados. Comércio.Resumen
O território em rede se constitui como uma das principais formas de atuação das empresas dotadas de grande capacidade econômica para acelerar a acumulação de capital por meio de operações em múltiplos mercados. O objetivo principal deste trabalho é estudar um território em rede constituído na atividade supermercadista a partir das operações do Grupo Irmãos Muffato & Cia Ltda., considerando suas estruturas de administração, distribuição e comercialização dispostas de maneira descontínua no espaço. Um objetivo secundário é levantar elementos e hipóteses para compreender as operações dos grandes grupos supermercadistas, ressaltando formas e funções assumidas por cada nó nas respectivas redes intragrupo. Para sua realização, correlacionamos informações factuais da dispersão das estruturas do agente analisado (quantidade, modelo e localização das unidades) com as características dos mercados nos quais as opera (contingente populacional, potencial de consumo e nível de centralidade), contemplando as ações tomadas entre os anos de 1989 a 2015.
Descargas
Citas
BERRY, Brian J.T. GARRISON, William L. A note on central place theory and the range of a good. Economic Geography, Worcester, v. 34, n. 4, p. 304-311.
BERNSTEIN, William. Uma mudança extraordinária - como o comércio revolucionou o mundo. São Paulo: Campus Elsevier, 2009. 332 p.
BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo – O Tempo do Mundo. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.
BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo - Séculos XV - XVIII - Os Jogos das Trocas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009b. 578 p.
BRENNER, Neil. Reestruturação, reescalonamento e a questão urbana. GEOUSP. São Paulo. V.1, N.33, p. 198-220, 2013.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012. 698 p.
CHRISTALLER, Walter. Central places in Southern Germany. New Jersey: Prentice-Hall, 1966. 230 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989.
CORRÊA, Roberto Lobato. Uma nota sobre o urbano e a escala. Território. Rio de Janeiro, n. 11, 12, 13. p. 133-136, set-out. 2003.
CYRILLO, Denise Cavallini. O papel dos supermercados no varejo de alimentos. São Paulo: IPE. 1987. 197 p.
DIAS, Leila Christina. Redes: emergência e organização. In: CASTRO, Iná Elias de. GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 141-164.
GOMES, Vinícius Biazotto. A questão escalar e a conformidade espacial do circuito superior supermercadista contemporâneo. IN: III CIMDEPE - Simpósio Internacional Cidades médias, n. 3, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III CIMDEPE - Simpósio Internacional Cidades Médias. Rio de Janeiro, 2015. p. 1-20.
GOMES, Vinícius Biazotto. As atividades das grandes empresas do ramo supermercadista e a rede urbana brasileira no período recente. 2017. 510 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Presidente Prudente, 2017.
GOMES, Vinícius Biazotto; Oliveira, Edilson Luis de. Panorama do setor supermercadista em Londrina (PR) na perspectiva da teoria dos circuitos da economia urbana. Formação (Online), Presidente Prudente, v.2, n. 21, p.95-118, Jul-Dez. 2014.
GUALDESSI, Lilian Waschburguer. Influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica, na rede de supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2003.
IBGE. REGIC - Regiões de influência das cidades. Brasília: [s.n], 2008.
IPC MAPS. Índice Potencial de Consumo. São Paulo: IPC Marketing Editora. 2012.
MASANO, Tadeu Francisco. Localização de supermercados e o comportamento do consumidor: estudo de caso em São José do Rio Preto. 1984. 187 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1984.
NOSSO TEMPO. Muffatão inaugura o Super-tridimencional em Foz do Iguaçu. Nosso Tempo, Foz do Iguaço, 23-29 dez. 1983. P. 31.
PARENTE, Jurandir. Um estudo dos supermercados no Brasil: uma investigação sobre a demanda de mercado, a fatia de mercado e a área de influência. São Paulo: FGV/NPP, 2003, 123 p.
PARENTE, Jurandir; KATO, Heitor Takashi. Área de influência: um estudo no varejo de supermercados. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.41, n.2, p. 46-53, abr-jun. 2001.
PINTAUDI, Silvana Maria. Os Supermercados na Grande São Paulo. 1981. 108 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 1981.
RAFFESTIN, Claude. A produção das estruturas territoriais e sua representação. In SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 17-35.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, Milton. Economia espacial. São Paulo: Edusp, 2003. 200 p.
SANTOS, Milton. Espaço & método. São Paulo: Nobel, 1985.
SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões, 2011.
SESSO FILHO, Umberto Antonio. O setor supermercadista no Brasil nos anos 1990. 2003. 216 fls. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2003.
SILVA, William Ribeiro da. Para além das cidades - Centralidade e Estruturação Urbana: Londrina e Maringá. 2006. 280 f. Tese. (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Presidente Prudente. 2006.
SOJA, Edward. Geografias pós-modernas - A reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. 324 p.
SOUZA, Marcelo José Lopes de: O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias de. GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, p. 77-116.
SUPERHIPER. Ranking Abras 2014. São Paulo: ABRAS. v. 40, n. 454. abr. 2014
SOUSA, Viviane. Ranking 2015 - Regionais. Supermercado Moderno, São Paulo. v.46, n. 551, p. 67-73, abr. 2015.
ABRAS. A escalada das 500 maiores do setor. 2013a. Disponível em: http://www.abrasnet.com.br/economia-e-pesquisa/ranking-abras/as-500-maiores/. Acesso em: 25 maio 2013.
ARAÇATUBA S.A. Ederson Muffato. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wxbIEilv8mk. Acesso em: 30 jan. 2015.
BRDE. Nova loja marca parceria entre BRDE e Muffato. 2013. Disponível em: http://www.brde.com.br/index.php/noticia/mostrar/id/629. Acesso em 22 ago. 2015.
CARDOSO, Camille Bropp. Varejistas tradicionais reveem projetos de venda pela internet. 2014. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/varejistas-tradicionais-reveem-projetos-de-venda-pela-internet-1kjyplsrk9q3wjduk7drrpfta. Acesso em: 26 ago. 2015.
CHIARA, Marcia de. Supermercados têm margem de lucro recorde em 2011. 2012. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,supermercados-tem-margens-de-lucro-recordes-em-2011-imp-,865915. Acesso em: 24 ago. 2015.
CNPJBRASIL. Empresas. 2015. Disponível em: http://www.cnpjbrasil.com/. Acesso em: 15 ago. 2015.
FOLHAWEB. Sociedade. 2011. Disponível em: www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2753-20110716. Acesso em: 22 ago. 2015.
FRIAS, Maria Cristina. Rede de mercados investe em atacarejo. 2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2015/07/1662636-prefeitura-tera-ppp-para parque-industrial-em-mg.shtml. Acesso em: 26 ago. 2015.
FUENTES, Liége. Duro aprendizado. 2002. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/764/noticias/duro-aprendizado-m0050592. Acesso em: 25 ago. 2015.
GAZETA DE TOLEDO. Mercado investe na compra online como opção. 2015. Disponível em: http://www.gazetatoledo.com.br/NOTICIA/16585/MERCADO_INVESTE_NA_COMPRA_ONLINE_COMO_OPCAO_AOS_CLIENTES#.Vd4fl1Ly1O8. Acesso em: 21 ago. 2015.
IBGE. Estimativas de população para 1º de julho de 2013. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2013/estimativa_tcu.shtm. Acesso em: 20 ago. 2015.
IBGE. Volume de vendas - varejo índice acumulado de 12 meses. 2015. Disponível em: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=2&op=0&vcodigo=MC83&t=volume-vendasvarejo-indice-acumulado-12meses. Acesso em: 20 out. 2015.
MIRELLA, Liza. Muffato vai gerar 400 empregos em Rio Preto. 2015. Disponível em: http://www.diariodaregiao.com.br/economia/muffato-vai-gerar-400-empregos-em-rio-preto1.3260. Acesso em: 26 ago. 2015.
MUFFATO SUPERMERCADOS. Super Muffato. 2015. Disponível em: http://www.muffatosupermercados.com.br/. Acesso em: 20 ago. 2015.
NAIDITCH, Suzana. Três garotos e uma rede de 640 milhões. 2004a. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/822/noticias/tres-garotos-e-uma-rede-de-640milhoes-m0050326. Acesso em: 25 ago. 2015.
NAIDITCH, Suzana. No lugar certo, na hora exata. 2004b. Disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/no-lugar-certo-na-hora-exata-m0040013. Acesso em: 26 ago. 2015.
RICIERI, Thiago. Muffato inaugura Centro de Distribuição em Cambé. 2008. Disponível em: http://www.jornalnossacidade.com.br/news/?noticia=23. Acesso em: 15 jun. 2015.
RIOS, Cristina. Condor investe R$ 500 milhões e entra em SC. 2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/condor-investe-r-500-milhoes-e-entra-em-sc33pkfq21aev2xs8tsgdmli15a. Acesso em: 24 ago. 2015.
SHOP FATO. Shop Fato. 2015. Disponível em: http://www.shopfato.com.br/?utm_source=hi_midia_afilio&utm_medium=display&utm_campaign=HiMidia. Acesso em: 20 ago. 2015.
SUPER MUFFATO. Localizador de lojas. 2015a. Disponível em: http://www.supermuffato.com.br/Institucional/lojas/. Acesso em: 18 ago. 2015.
SUPER MUFFATO. Super Muffato. 2015b. Disponível em: http://www.super muffato.com.br/?gclid=CI2CwpTIx8cCFYgGkQodk9YAuw. Acesso em: 20 ago. 2015.
SUPERMERCADO MODERNO. Ranking Supermercados. 2015. Disponível em: http://www.sm.com.br/Ranking-Supermercados-38. Acesso em: 28 Jul. 2015.
TAROBÁ LONDRINA. Morre empresário e um dos fundadores do Grupo Muffato Hermínio Bento Vieira. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BvQ0cJ93nyQ. Acesso em: 04 jan. 2016.
TOP DE MARCAS. Categoria Supermercado. 2014. Disponível em: http://www.topdemarcas.com.br/versubcategorias.aspx?idcat=90&idsub=540. Acesso em: 24 ago. 2015.
VALÉRIO, Marisa. Muffato quer comprar. 2011. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/fusao-estrategica-4an1tunkgjdw6l0xbazdxsci6. Acesso em 26 ago. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)