O Programa de Pós-Graduação em Geografia na Unioeste/ Campus de Francisco Beltrão/PR (PPGG-FB)

a contribuição no contexto local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17496

Palavras-chave:

Geografia, Pós-graduação, Ensino Superior, Sudoeste Paranaense

Resumo

O artigo apresenta considerações acerca da trajetória histórica do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Campus de Francisco Beltrão, desde a sua implantação no ano de 2007 até os dias atuais. Traz registros do processo de crescimento, expansão e consolidação do Programa junto à instituição, comunidade local e regional. Apresenta o panorama das pesquisas acadêmicas realizadas por mestres e doutores, com destaque para a contribuição destas pesquisas e seus impactos no desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e educacional. A ampliação da área de abrangência do Programa tem proporcionado o fortalecimento de parcerias com demais redes de pesquisadores nacionais e internacionais, instituições governamentais e não governamentais, possibilitando impactos positivos nos cursos de graduação em Geografia afetos à instituição. O Programa nestes 15 anos de existência objetivou fomentar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e científicas que contribuíssem na análise crítica do espaço local, regional e nas localidades de origem dos discentes que buscam na pós-graduação aprimorar os conhecimentos geográficos e contribuir no desenvolvimento da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Zuchelli Cucchi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Francisco Beltrão

Doutora em Geografia, linha de pesquisa, Educação e Ensino de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Possui especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (Educação) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é agente universitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desenvolvendo suas atividades como Coordenadora de Apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado e Doutorado (Secretaria). Possui experiência na docência da Educação Infantil e Ensino Fundamental Curso Médio de Formação de Docentes.

Fernando dos Santos Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Francisco Beltrão

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia econômica, agricultura, acumulação de capital, citricultura e complexo agroindustrial.

Rafaela Harumi Fujita, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Francisco Beltrão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2009), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutora do projeto nº144/2012 - CAPES e PNPD, vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ campus F. Beltrão. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em grandes rios.

Referências

BRASIL. Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 1o jun. 2023.

BRASIL. Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br. Acesso em: 1o jun. 2023.

CASARIL, Carlos Cassemiro. A dinâmica das universidades públicas em Francisco Beltrão/-PR para a economia local e regional. In: SAMPAIO, Fernando dos Santos (org.). Sudoeste paranaense: geografia econômica e desenvolvimento regional. Curitiba, CRV, 2020.

FLORES, Edson Luiz. Industrialização e desenvolvimento do sudoeste do Paraná. 2009. 262 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2009.

GABOARDI, Shaiane Carla. O uso de agrotóxicos no sudoeste do Paraná a partir de uma perspectiva geográfica multiescalar. 2021. 236 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.

UNIOESTE. Resolução n. 001/2007 – DOU de 29 de março de 2007. Cascavel-PR, 2007.

UNIOESTE. Resolução n. 227/2016 – CEPE de 6 de outubro de 2016. Cascavel-PR, 2016.

UNIOESTE. Pró-Reitoria de Extensão. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/proextensao/programas-projetos-proex. Acesso em: 31 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Cucchi, A. Z., Sampaio, F. dos S., & Fujita, R. H. (2023). O Programa de Pós-Graduação em Geografia na Unioeste/ Campus de Francisco Beltrão/PR (PPGG-FB): a contribuição no contexto local. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17496

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023