Reflexões sobre as pesquisas em Geografia no sul de Minas Gerais
experiências do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas-MG
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17472Palavras-chave:
Pesquisa, Sul de Minas, Mestrado acadêmico, Universidade Pública, InteriorizaçãoResumo
O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, é resultado do esforço de um grupo de professores pesquisadores que após a consolidação dos cursos de Graduação de Geografia Licenciatura e Bacharelado, buscou ampliar a possibilidade de formação e pesquisa, pública e de qualidade, em uma região que apresentava fragilidade nesta esfera. Apesar de ser um programa novo, pois teve início em 2019, os resultados já são significativos e podem ser comprovados por meio das dissertações defendidas e dos desdobramentos das pesquisas realizadas para a sociedade e para os gestores municipais. O programa tem como perspectiva ampliar seu processo de internacionalização e fomentar cada vez mais a função social da pesquisa.
Downloads
Referências
ALVES, Flamarion D. A interface rural-urbana nas cidades pequenas no sul de Minas Gerais. Alfenas: Editora da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB – Alfenas), 2023.
ANDRADE, Manuel Correia de. Uma geografia para o século XXI. 6. ed. Campinas: Papirus, 2006.
BARRETO, Andreia dos Santos. A Mulher no ensino superior: distribuição e representatividade: Cadernos do GEA. n. 6, jul./dez. 2014, Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2012.
CORRÊA, Roberto L. Construindo o conceito de cidade média. p. 23-33. In: SPOSITO, Maria E. B. (org.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
FALCÃO, Marina Fonseca S.; SILVEIRA, Andressa de O. A UFSM é uma universidade sustentável? Regae, v. 9, n. 18, p. 1-16, 2020.
FIGUEIREDO, Rafaela S. C.; ANDRADE, Alexandre C.; ALVES, Flamarion D. A Universidade e as dinâmicas socioespaciais em uma cidade média: o caso da Unifal-MG, em Alfenas, Minas Gerais. Revista Geoaraguaia, v. 12, n. 1, p. 192-210, 2022.
IBGE – Estimativa de população em 2021. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/estimapop/tabelas Acesso em: 21 out. 2022.
MACEDO, Fernando C.; MONTEIRO NETO, Aristides; VIEIRA, Danilo J. Universidade e território: ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. Brasília: IPEA, 2022.
MENDONÇA, Ana Waleska P.C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, ano 8, p. 131-150, 2000.
MILLE, Marylàne. The university, knowledge spillovers and local development: the experience of a new university. Higher Education Management and Policy, Paris, v. 16, n. 3, p. 89-113, 2004.
Programa de Pós-graduação em Geografia – Universidade Federal de Alfenas – MG. Disponível em: www.unifal-mg.edu.br/ppgeo. Acesso em: 10 jun. 2023.
SILVA, Joseli Maria; CESAR, Tamires Regina Aguiar de Oliveira; PINTO, Vagner André Morais. Fazendo Geografias Feministas: apontamentos sobre desobediências epistemológicas. In: Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19. Flamarion Dutra Alves, Sandra de Castro de Azevedo (org.). Alfenas-MG: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2020. p. 14-28.
VIEIRA, Danilo Jorge. Evolução do ensino superior brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: MONTEIRO NETO, A; CASTRO, C. N.; BRANDÃO, C. A. (org.). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro: IPEA, 2017. p. 277-306.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)