Reflexões sobre as pesquisas em Geografia no sul de Minas Gerais

experiências do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17472

Palavras-chave:

Pesquisa, Sul de Minas, Mestrado acadêmico, Universidade Pública, Interiorização

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, é resultado do esforço de um grupo de professores pesquisadores que após a consolidação dos cursos de Graduação de Geografia Licenciatura e Bacharelado, buscou ampliar a possibilidade de formação e pesquisa, pública e de qualidade, em uma região que apresentava fragilidade nesta esfera. Apesar de ser um programa novo, pois teve início em 2019, os resultados já são significativos e podem ser comprovados por meio das dissertações defendidas e dos desdobramentos das pesquisas realizadas para a sociedade e para os gestores municipais. O programa tem como perspectiva ampliar seu processo de internacionalização e fomentar cada vez mais a função social da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas (Unifal)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas. Atuou na Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental II e Médio por dez anos e na - Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental por dois anos. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia, Educação do Campo, Formação de professores e Cidades Médias e Pequenas. Um de seus principais objetivos é ressaltar a sala de aula como espaço de transformação.

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas (Unifal)

Professor Associado III no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Alfenas-MG. Coordenador do PPGEO (2019-2021). Foi diretor do Instituto de Ciências da Natureza (2015-2017 e 2017-2019). Líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL/MG. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Integrante da Rede de Estudos Agrários- REA. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Geografia (2007-2010) na área de concentração: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro. Atua em pesquisas na área de Geografia Agrária, História do Pensamento Geográfico, Relações campo-cidade, Cultura e Território.

Referências

ALVES, Flamarion D. A interface rural-urbana nas cidades pequenas no sul de Minas Gerais. Alfenas: Editora da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB – Alfenas), 2023.

ANDRADE, Manuel Correia de. Uma geografia para o século XXI. 6. ed. Campinas: Papirus, 2006.

BARRETO, Andreia dos Santos. A Mulher no ensino superior: distribuição e representatividade: Cadernos do GEA. n. 6, jul./dez. 2014, Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2012.

CORRÊA, Roberto L. Construindo o conceito de cidade média. p. 23-33. In: SPOSITO, Maria E. B. (org.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

FALCÃO, Marina Fonseca S.; SILVEIRA, Andressa de O. A UFSM é uma universidade sustentável? Regae, v. 9, n. 18, p. 1-16, 2020.

FIGUEIREDO, Rafaela S. C.; ANDRADE, Alexandre C.; ALVES, Flamarion D. A Universidade e as dinâmicas socioespaciais em uma cidade média: o caso da Unifal-MG, em Alfenas, Minas Gerais. Revista Geoaraguaia, v. 12, n. 1, p. 192-210, 2022.

IBGE – Estimativa de população em 2021. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/estimapop/tabelas Acesso em: 21 out. 2022.

MACEDO, Fernando C.; MONTEIRO NETO, Aristides; VIEIRA, Danilo J. Universidade e território: ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. Brasília: IPEA, 2022.

MENDONÇA, Ana Waleska P.C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, ano 8, p. 131-150, 2000.

MILLE, Marylàne. The university, knowledge spillovers and local development: the experience of a new university. Higher Education Management and Policy, Paris, v. 16, n. 3, p. 89-113, 2004.

Programa de Pós-graduação em Geografia – Universidade Federal de Alfenas – MG. Disponível em: www.unifal-mg.edu.br/ppgeo. Acesso em: 10 jun. 2023.

SILVA, Joseli Maria; CESAR, Tamires Regina Aguiar de Oliveira; PINTO, Vagner André Morais. Fazendo Geografias Feministas: apontamentos sobre desobediências epistemológicas. In: Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19. Flamarion Dutra Alves, Sandra de Castro de Azevedo (org.). Alfenas-MG: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2020. p. 14-28.

VIEIRA, Danilo Jorge. Evolução do ensino superior brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: MONTEIRO NETO, A; CASTRO, C. N.; BRANDÃO, C. A. (org.). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro: IPEA, 2017. p. 277-306.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Azevedo, S. de C. de, & Alves, F. D. (2023). Reflexões sobre as pesquisas em Geografia no sul de Minas Gerais: experiências do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas-MG . Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17472

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023