Gênero e sexualidade na formação docente: um estudo crítico do discurso

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria de Barros Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5078

Palavras-chave:

Gênero e sexualidade. Análise Crítica do Discurso. Formação crítico-reflexiva.

Resumo

Neste trabalho, propomos analisar, por meio da categoria de significado representacional do discurso e da transitividade dos processos, enunciados (discursos) proferidos por um docente da rede estadual de ensino de Mato Grosso e um mecânico heterossexual que, em alguns contextos sociais, performa o gênero feminino, ambos da cidade de Cocalinho (MT). O objetivo da análise é identificar quais discursos dialogam nas instâncias discursivas dos dois participantes acerca de questões relacionadas a gênero e sexualidade, além de compreender em que medida a reflexão crítica, em cursos de formação continuada, contribui para a desestabilização de percepções de mundo naturalizadas. Para coletar os dados, foram utilizadas gravações de entrevistas semiestruturadas e a técnica de observação participante durante um curso de formação continuada sobre diversidades. Como instrumento metodológico, são utilizadas a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003a), por meio da categoria analítica interdiscursividade, e a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), por meio da transitividade dos processos presentes nas instâncias discursivas dos participantes da pesquisa. Os resultados obtidos apontam que o curso sobre diversidades contribuiu para desestabilizar posicionamentos legitimados do docente participante da pesquisa, relacionados à identidade sexual e de gênero. Verificamos que a interação com um indivíduo que não segue o que é legitimado na concepção heteronormativa contribuiu para que professor refletisse sobre questões de gênero e sexualidade. Em relação aos enunciados proferidos pelo mecânico, observamos um posicionamento emancipado dele, pois, apesar de viver em um contexto social que contribui para que suas performances de gênero sejam reprimidas, permite-se utilizar as roupas que deseja independente dos comentários alheios.

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Biografia do Autor

Márcio Evaristo Beltrão, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), sob orientação da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. É mestre em Estudos de Linguagem - Área de concentração: Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Mato Grosso. É especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas, pela Faculdade Araguaia de Goiânia-GO (2013) e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura de Goiânia-GO (2012). Possui graduação em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara (2008) e em Letras Espanhol pela UAB/PARFOR/UFMT, Campus de Rondonópolis-MT (2014). Participa do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq "Formação crítica de educadores de línguas, análise crítica do discurso e realismo crítico". Atualmente, é professor efetivo de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação crítica de professores/as de línguas estrangeiras; Gênero e Sexualidade no ensino de LE; Análise Crítica do Discurso.

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Solange M. Barros assinava Solange M. B. Papa até 2008. Pós-doutorado no Instituto de Educação - IOE (Universidade de Londres), sob a supervisão de Roy Bhaskar (2012-2013). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005). Fez estudos doutorais livres na Universidade de Lancaster (Inglaterra), sob a supervisão de Norman Fairclough (2002-2003). Docente aposentada da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre suas publicações estão os livros Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso (Barros, S. M. Pontes Editora, 2015); Formação crítica de educadores de línguas: desejos e possibilidades (Barros, S. M. & Assis-Peterson, A.A. Pedro & João Editores: São Carlos, 2010); Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança (Papa, S. M. B. Pedro & João Editores: São Carlos, 2008).Atua como pesquisadora na área de formação crítica de professores, análise crítica do discurso e realismo crítico. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Conselho Consultivo da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB). Presidente do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), biênio (2012-2014). Membro do conselho editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS).

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Publicado

11.07.2017

Como Citar

Beltrão, M. E., & Barros, S. M. de. (2017). Gênero e sexualidade na formação docente: um estudo crítico do discurso. Raído, 11(25), 324–340. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5078

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA