Modelo didático do abaixo-assinado: instrumento para desenvolvimento e exercício da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18430Palavras-chave:
abaixo-assinado, gênero textual, modelo didático, instrumento didáticoResumo
O artigo descreve resultados de pesquisa (Santos, 2020), desenvolvida com estudantes concluintes do ensino médio, que investiga o potencial do gênero abaixo-assinado para o desenvolvimento de capacidades de linguagem e exercício de práticas cidadãs. A pesquisa fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 1991, 2009), na noção de gênero textual como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento (Schneuwly, 1994) e promotor de capacidades de linguagem (Dolz, Pasquier, Bronckart, 1993) relacionadas às categorias de análise textual (Bronckart, 2009). A produção dos dados da pesquisa foi orientada pela Engenharia didática, mediante a modelização didática dos gêneros (De Pietro e Schneuwly, 2003; Schneuwly e Dolz, 2004), e a organização de uma Sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004). O artigo descreve o modelo didático do abaixo-assinado, com a apresentação das regularidades do gênero e as adaptações para o ensino. Os resultados revelaram que o gênero instrumentaliza o agir cidadão à medida que permite avanços nas capacidades de ação e discursivas dos estudantes. Além disso, possibilita que situações extraídas da realidade empírica se articulem a elaborações intelectuais mais complexas exigidas por práticas sociais reivindicatórias.
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