As cidades nas escritas da cidade identidade, memória e autoria.
Palabras clave:
Cidade. Identidade. Memória. Sujeito-autor.Resumen
Escolheu-se a cidade, em suas escritas, como objeto de estudo, pois nela estão imbricadas as organizações política e social, cercadas por ideologias diversas, o que suscita, em seus sujeitos, memórias individuais e coletivas que juntas formam uma história, num determinado tempo, dentro de um determinado território, e constituem identidades. Locus de manifestação de efervescências, de conflitos e de tensões, a cidade esquadrinhada em seus espaços se comporta à sua maneira e se revela em imagens que delineiam uma memória que não se encontra confessadamente já-lá. Lidar com essa memória demanda, também, desnaturalizar as evidências tanto daquilo que pode e deve ser lembrado quanto daquilo que pode e deve ser esquecido, em seus talhos e retalhos. Dessa forma, a cidade se (re-)significa e permite que o sujeito, pelos vieses da história e da memória, componha sua identidade. A relevância dessa abordagem está, pois, em contribuir para o entendimento da configuração de uma identidade acionada pela leitura dos discursos em diálogo no próprio espaço urbano, com imagens de cidades outras na cidade. As análises efetuadas, em grafites da/na cidade de Recife, com o respaldo da Análise Crítica do Discurso e da História Cultural, têm permitido perceber o sujeito na condição de autor das escritas citadinas, de sua história em sociedade e de transformações dos sentidos de território e de cidade e de construtor de sua identidade em sociedade – sujeito autor e construtor de sua história e de sua identidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.