Relações dialógicas no discurso acadêmico-científico dos artigos das diferentes áreas do conhecimento

Autores/as

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4958

Palabras clave:

Relações dialógicas. Discurso acadêmico-científico. Artigo científico.

Resumen

Artigos científicos brasileiros de periódicos A1 das diferentes áreas do conhecimento foram analisados a fim de verificar as relações dialógicas presentes no discurso acadêmico-científico. Para isso, o estudo adotou como aporte teórico-metodológico a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992), segundo os princípios teóricos da Linguística Aplicada. Nos textos, foram identificados sete tipos de relações dialógicas: diálogo com o conhecimento científico consensual; concordância com discursos alheios; discordância dos discursos alheios; marca de novidade; relação de pergunta e resposta; relação de questionamento da teoria existente; inserção na comunidade científica. Os resultados evidenciam que as relações dialógicas mais recorrentes nos artigos das áreas são a inserção na comunidade científica, o diálogo com conhecimento científico consensual e a marca de novidade. Isso demonstra que a pretensa objetividade do discurso científico é um instante que organiza o enunciado, todavia, não constitui o todo, pois todo discurso é dialógico por natureza, tendo em vista que os sujeitos-pesquisadores, atuantes em suas comunidades, interagem e vivenciam o dialogismo do discurso científico na elaboração do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Mestre em Letras (UEM). Professora no curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado

2017-07-11

Cómo citar

Fuza, Ângela F. (2017). Relações dialógicas no discurso acadêmico-científico dos artigos das diferentes áreas do conhecimento. Raído, 11(25), 202–227. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4958

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA