As exéquias do rei Barroco: por um trono vazio

Autores/as

  • Cláudio Guilarduci Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

Palabras clave:

Sermão. Barroco. História e Memória Cultural.

Resumen

As manifestações religiosas barrocas são “exuberantes” e possibilitam a experimentação e a reflexão em torno de questões especificamente teatrais, pois tanto os momentos de festa como os momentos ritualísticos trazem em si um jogo que articula duas categorias – sincronia e diacronia – possibilitando o próprio funcionamento do jogo e do rito. A partir da dimensão teatral, o presente artigo objetiva analisar, sobretudo,o cenário religioso contido no sermão proferido em São João del-Rei, na Matriz Nossa Senhora do Pilar, no ano de 1751, pelo padre Mathias Antonio Salgado por ocasião da morte do rei D. João V – o rei Barroco. Ao analisar a dimensão espetacular o presente trabalho pretende discutir o sentido de Barroco para entendimento do modo de vida nas terras mineiras, mais especificamente são-joanense, pois o Barroco talvez tenha sido sacralizado pelos instrumentos jurídicos utilizados pelo SPHAN quando este órgão consagrou um sentido de nação a partir do tombamento dos bens arquiteturais e da materialização do espaço.

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Biografía del autor/a

Cláudio Guilarduci, Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

Dr. Em Teatro pela UNIRIO. Professor do curso de graduação em Teatro e Pós-Graduaçaõ em Letras-Promel da UFSJ.

Publicado

2016-01-08

Cómo citar

Guilarduci, C. (2016). As exéquias do rei Barroco: por um trono vazio. Raído, 9(20), 85–101. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4033

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS