Aquisição da escrita organizada no gênero: a adivinha na dinâmica da atividade de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16374Palabras clave:
Produção textual na alfabetização, Gênero Textual, Adivinha, Pareamento linguagem-pensamentoResumen
Este artigo, que tematiza a produção de textos no primeiro ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo identificar as dimensões ensináveis do gênero adivinha e demonstrar que esse gênero é promissor para se realizar um trabalho didático para o ensino da aquisição da escrita. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski (1996, 2000; 2007); Luria e Leontiev (2016); Bakhtin (2003); no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003) e em sua Engenharia Didática (2004), dentre outros estudiosos do ISD e do gênero adivinha, preocupados com o ensino da escrita. Traz resultados de uma pesquisa experimental colaborativa desenvolvida no ano de 2019, que se inscreve na Linguística Aplicada, sustentada pela abordagem qualitativa interpretativa. Como resultado, comprovamos a complexidade do gênero adivinha por potencializar sistema de representação de mundo e que esse gênero possibilita a transição das atividades-guias: jogo de papel social para a atividade de estudo, esta última realizada por meio de jogos com a linguagem. Comprovamos também que os alfabetizandos produziram, inicialmente, textos com autonomia e sentido, utilizando-se de recursos semióticos, reverberando
aspectos das teorias de fundamentos desta pesquisa, consolidando o trabalho com os gêneros discursivos no processo de aquisição da escrita organizada no gênero, no primeiro ano escolar.
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